Em seu blog Santo Ofício, o escritor e jornalista Franklin Jorge foi o único a lembrar do centenário de nascimento de Edgar Barbosa, no último domingo:
"Transcorre neste dia o centenário de nascimento de Edgar Barbosa [1909-1976], nascido no Ceará-Mirim e falecido em Natal, onde, por sua cultura, contribuição à educação e vida exemplar, marcou uma época. Formado em Direito no Recife, magistrado e professor universitário, escreveu um dos capítulos mais importantes do nosso jornalismo. Membro fundador da Academia Norte-rio-grandense de Letras e do que seria a Universidade Federal, ambas o esqueceram e deixaram passar despercebida esta data, assim como o Ceará-Mirim que o viu nascer e que ele imortalizou em seus escritos. A única comemoração em sua memória será promovida por sua família, uma missa celebrada na Capela Santo Agostinho, na Praça Hélio Galvão, Conjunto dos Professores, em Capim Macio, às nove horas desta manhã de domingo".
Edgar Barbosa foi um dos melhores e mais sérios professores que eu tive na Faculdade de Direito, em Natal. Sempre o respeitei. Éramos praticamente vizinhos, no Tirol. Mas, confesso, ignorava - ou não me lembrava - que ele tivesse nascido em 1909. Franklin Jorge fez muitíssimo bem em lembrar o seu centenário de nascimento.
ResponderExcluirUm abraço.