O psicoterapeuta freudiano Brett Kahr entrevistou britânicos de diferentes idades, profissões e religiões e coletou mais de 19 mil fantasias sexuais. O Sexo e a Psique acaba de ser lançado no Brasil pela Editora BestSeller e revela as fantasias mais secretas na maior pesquisa realizada sobre o tema.
Frase do nobre psicoterapeuta: "Existem dois tipos de fantasias: aquelas mais festivas, que revelamos com orgulho aos amigos de bar, e outras, que vêm das profundezas de nossa mente, que muitas vezes não revelamos nem aos companheiros ou muito menos a estes".
A explicação para tanto segredo pode estar em outra estatística da investigação do psicoterapeuta: 90% das pessoas traem em suas fantasias.
E mais: a enciclopédia sexual do freudiano Brett vai além do que já esperamos encontrar, como a velho ménage à trois. Nada menos que 28% das fantasias das mulheres são sobre sexo com dois homens, enquanto que 58% dos entrevistados do sexo masculino fantasiam sexo com duas mulheres.
Para concluir este vetusto estudo sobre a psicologia das fantasias sexuais, Kahr perguntou aos entrevistados o porquêe das fantasias. As respostas vão desde livrar-se do tédio à possibilidade de fazer sexo com quem não é permitido.
Alguns, pasmem, preferem a fantasia ao ato sexual. Outros ficam excitados ao imaginar situações contrárias às de suas vidas. Mas a grande maioria tem fantasias impossíveis de se adivinhar.
Quem quiser se aprofundar no assunto (sem redundâncias, por favor) e preferir a teoria à prática, o livro é um catatau de 685 páginas, vendido a R$ 50 dinheiros.
Isso me lembra certas músicas que traduzem muito bem o desejo, que as pessoas tentam esconder com tanto medo e tanta persistência debaixo do manto da moral. Raul Seixas, por exemplo, em “Medo da chuva”, “A maçã”...
ResponderExcluirMas uma em especial me veio à mente agora, pela beleza, pela compreensão de que no “desejo” pode haver mais do que apenas sexo e pela ânsia de harmonizar o amor por um com o amor por mais.
A música é de Adriana Calcanhoto e se chama “Três”. Segue a letra:
Um
Foi grande o meu amor
Não sei o que me deu
Quem inventou fui eu
Fiz de você o Sol
Da noite primordial
E o mundo fora nós
Se resumia a tédio e pó
Quando em você tudo se complicou
Dois
Se você quer amar
Não basta um só amor
Não sei como explicar
Um só sempre é demais
Pra seres como nós
Sujeitos a jogar
As fichas todas de uma vez
Sem temer, naufragar
(Não há lugar pra lamúrias
Essas não caem bem
Não há lugar pra calunias
Mas por que não
Nos reinventar)
Três
Eu quero tudo que há
O mundo e seu amor
Não quero ter que optar
Quero poder partir
Quero poder ficar
Poder fantasiar
Sem nexo e em qualquer lugar
Com seu sexo junto ao mar...
Conheço a música, como também as de Raul. Só não tinha visto por esse ângulo. Por isso é sempre bom ter leitores qualificados..rs
ResponderExcluirValeu!