Depois das trevas vem a luz, já dizia Madonna. As famigeradas listas voltaram. De nada valem, claro. Sequer indicam referências. Ou a opinião de cinéfilos seriam iguais.
Tácito Costa colocou no Substantivo Plural a lista dos 100 melhores filmes dos anos 2000, publicados no New York Times. Dos 30 primeiros só assisti 13. E só um deles aparece na minha lista dos 10 mais, embora também tenha gostado muito do Escafandro e a Borboleta.
Listas são assim: chatas para quem lê e divertidas para quem faz. O colega Fábio Farias publicou os 10 melhores filmes dele na Revista Catorze, baseado na lista do NYT e acrescentou mais dois por fora. A minha foi aleatória. Partiu do gosto pessoal e da lembrança falha.
Afora os filmes - e para ser ainda mais chato - acrescentaria ainda a categoria Diretor da Década: Clint Eastwood. A lembrar: Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro e Gran Torino. Medalha de prata para Lars Von Trier - Dogville, Dançando no Escuro e O Anticristo. Mr Scorcese ficaria com o bronze, por O Aviador e Os Infiltrados.
1. Gran Torino (2008) - Clint Eastwood
2. Dogville (2003) - Lars Von Trier
3. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) - Jean-Pierre Jeunet
4. Lavoura Arcaica (2001) - Luiz Fernando Carvalho
5. Dançando no Escuro (2000) - Lars Von Trier
6. Vicky Cristina Barcelona (2008) - Woody Allen
7. Réquiem Para um Sonho (2000) - Darren Aronofsky
8. Pequena Miss Sunchine (2006) - Jonathan Dayton
9. Mar Adentro (2004) - Alejandro Amenábar
10. Boa Noite Boa Sorte (2005) - George Clooney
Legal a lista, vi 7 dos 10. No lugar do Réquiem para um sonho, escolheria Pí, do mesmo diretor.
ResponderExcluirCaramba ainda não vi nenhum desses...estou mesmo sem ver filmes a um bom tempo, mas verei todos (ou tentarei)
ResponderExcluirMeu caro,
ResponderExcluirtambém (re)publiquei os meus
10 Mais. Privilegiei os filmes do circuitão. Um abraço.