Em outubro do ano passado, o jornalista Paul Bouttin fez uma análise na Wired falando como as aplicações sociais - Facebook, YouTube, Flickr e Twitter - tomaram parte do espaço dos blogs. Um mês depois, o jornalista Paulo Querido já promovia um encontro na Universidade Católica Portuguesa para falar sobre o que chama de ‘o fim da blogosfera‘.
Estes fatos foram o estopim para iniciar uma velha discussão: como ferramentas de produção e execução na web são substituíveis. E olha que já foi discutido o fim do e-mail, fim da caixa de comentários e até fim do iPod.
Nesta quinta-feira, um estudo parece quebrar com tal premissa de que o Twitter e outras plataformas sociais participativas acabariam com os blogs. Pelo contrário. Segundo estudo da ComScore, a plataforma de blogs Wordpress ganhou novos dez milhões de visitantes únicos em outubro, alcançando a marca de 151,8 milhões.
Por outro lado, o Twitter, atual maior fenômeno tecnocultura da web, alcança uma curva de estagnação, com 58,3 milhões de visitantes únicos.
A questão para a retomada da discussão não é sobre sucessão de ferramentas de conteúdo. É como o uso de mídia social potencializa e corrobora a importância de um ambiente virtual como um blog. O uso pessoal de plataformas sociais proporcionam a construção de novos nós na rede que transcendem ao seu círculo de audiência.
Por Rafael Sbarai
Blog é blog! Twitter é outra coisa!
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