segunda-feira, 1 de março de 2010
Rock na veia e na internet
Nova mídia voltada ao rock promete sacudir o submundo do gênero musical preferido de 9 a cada 10 normais
O rock dita o ritmo das segundas-feiras a partir de hoje. O debate em torno do gênero musical será aberto a qualquer interessado do planeta por meio de um videocasting. Ahn? A palavra talvez soe estranha. O formato é pouco convencional, mas antenado com as novas diretrizes da mídia eletrônica. Para ser sucinto, é uma espécie de youtube hospedado em um blog. Basta acessar o endereço www.powerhousevideo.blogspot.com e aparecerá um vídeo de dez minutos em que os dois apresentadores discutirão as quatro vertentes puras do rock. E quem são os apresentadores malucos a discutir o discutido, a polemizar o polêmico, a revirar o revirado rock?
O primeiro é carioca, e por herança antropológica, metido, rebelde sem ou com causa, como os bons roqueiros. E entendido do assunto. O jornalista e publicitário Rodrigo Hammer foi pioneiro no Rio Grande do Norte ao lançar o primeiro fanzine de rock, o saudoso The Action File, em 1980 e agora lança nova empreitada inédita. Foi também repórter de cultura do Diário de Natal por oito anos, e desde outras eras estuda e escuta rock. Carlos Henrique Leiros, parceiro de videocast e aliado de outras empreitadas históricas no underground, possui a maior discografia de Rock da cidade. São mais de 3 mil títulos entre CDs e LPs.
“Gravamos em casa, com algumas externas em praças e points do Rock em Natal. Em termos de convidados, trabalhamos com quem consideramos confiáveis, por exemplo, o Antonio Carlos, do sebo do Centro – maior autoridade em Beatles no estado, e Gilvan Page, de conhecimento impressionante. Queremos distância de embusteiros, tratantes, covardes ou furões que só pretendem aparecer. Nossa meta é chegar aos outros estados através dos rockers que compartilham da nossa visão. O Powerhouse está no You Tube, no Orkut e no Twitter, embora sua casa seja o Blogspot”, comenta Rodrigo Hammer. E destrincha um pouco mais a proposta da nova mídia:
Originalidade
“De fato, o formato “videocast” é menos convencional que os bem mais populares podcasts (programas de rádio via Internet). Em Natal, só conheço um além do Powerhouse, apresentado por Pedro Fiúza, do Cineclube Natal. Não sei se ele levou a ideia adiante, mas chegou a veicular um piloto de experiência.”
Seguidores
“Você sabe que depois do “ovo de Colombo” na mesa, todo mundo costuma seguir o mesmo caminho. Fazer um videocast requer mais que vontade de aparecer. Basta contar com uma proposta interessante, originalidade, pauta, edição, finalização, apresentador ou apresentadores que não se deixem levar por egocentrismo e equipamento, este o menor dos problemas.”
Mídia
“Acredito nesse tipo de mídia. Quem não navega hoje em dia? Por serem num formato ágil, de no máximo 10 minutos e atingirem qualquer lugar do planeta a custo praticamente zero, videocasts têm tudo para dar certo. O Powerhouse não funcionaria hospedado em portais ou sendo ele mesmo disseminador de links.”
Modelo
"Graças ao You Tube, todo mundo pode expressar alguma coisa com criatividade. Trabalhamos com um gênero que se tornou amorfo de tanto ser usado como veículo para enganadores que pregam o decantado “caldeirão de influências” responsável por sua degeneração. O Powerhouse engloba apenas as quatro e únicas vertentes do Rock: Raízes, Rock Progressivo, Hard Rock e Punk, cada qual com seus derivados".
Formato
“Teremos um programa por semana veiculado a cada segunda-feira, com duração máxima de 10 minutos divididos em dois blocos. É assim que o videocast funciona: o primeiro bloco é dedicado a um tema específico; no segundo, trazemos convidados especiais, reportagens de rua, LPs e CDs raros, capas históricas e relíquias esquecidas. Um prato cheio para quem ama Rock de verdade, purinho, sem Blues, Emo, Jazz, New Wave, Mangue Beat e um trilhão de interferências ou intrusões bancadas pela mídia oportunista. No primeiro programa, iremos discutir os álbuns malditos na História doRock.”
Videocast Powerhouse
Estreia: Hoje, às 19h
Apresentação: Rodrigo Hammer e Carlos Henrique Leiros
Periodicidade: semanal
www.powerhousevideo.blogspot.com
www.twitter.com/PowerhouseVideo
Nenhum comentário:
Postar um comentário