O Banco do Nordeste divulgou hoje a lista dos projetos habilitados para análise pela comissão julgadora do Programa BNB de Cultura 2010 - Parceria BNDES. A relação completa está disponível no endereço www.bnb.gov.br/cultura. Nesta edição, 243 propostas do Rio Grande do Norte passaram à última etapa, 47% a mais do que 2008, e o resultado final deve ser anunciado até o dia 30 de outubro.
No total, foram inscritas 310 iniciativas culturais do RN, um acréscimo de 54% na comparação com o ano anterior. Nos próximos dias, os proponentes que foram desabilitados por não atenderem às exigências previstas em edital receberão correspondência informando a razão da desclassificação.
No Rio Grande do Norte, 94 projetos foram selecionados para receber recursos do Programa BNB de Cultura, desde a sua criação, em 2005. As propostas escolhidas receberam mais de R$ 1,3 milhão, que contemplaram diversos municípios do estado, a maioria dos quais localizados em regiões com precário acesso aos bens culturais. Em 2008, o RN foi o estado que contou com maior número de projetos aprovados por meio do edital, selecionando um total de 29 propostas.
Agora, imagine se houvesse uma política de conscientização e facilitação da parte dos gestores públicos da cultura para regularizar a situação jurídica de tantos artistas, grupos e instituições culturais. O próprio Fernando Mineiro constatou essa dificuldade ao lançar a Lei do Patrimônio Vivo. O próprio benefício dos Pontos de Cultura estão atrasados também em decorrência de falta de documentação. É estranho que ano passado este Rio Grande tenha ingressado com o maior número de projetos aprovados. Imagine os outros estados...
FIART no Centro de Convenções, Stand SPVARN
Coordenação da Presidente SPVARN, escritora poeta Adélia Costa, sentada ao
lado do escritor Alexsandro Al...
Há 6 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário