Entrevista do semioticista, julgado chatíssimo por muitos estudantes de jornalismo, Humberto Eco, a um carinha chamado Spiegel, que desconheço mas que fez uma belíssima entrevista com o escritor italiano.
Spiegel: Você inclui uma lista simpática feita pelo filósofo francês Roland Barthes em seu novo livro, "A Vertigem das Listas". Ele lista as coisas de que mais gosta e as coisas de que não gosta. Ele adora salada, canela, queijo e especiarias. Ele não gosta de motoqueiros, mulheres com calças compridas, gerânios, morangos e cravo [instrumento musical]. E você?
Eco: Eu seria um tolo se respondesse a isso; estaria me fechando numa definição. Eu era fascinado por Stendhal aos 13 e por Thomas Mann aos 15 e, aos 16, eu adorava Chopin. Então passei a minha vida inteira tentando conhecer o resto. Agora, Chopin está no topo novamente. Se você interage com as coisas em sua vida, tudo muda constantemente. E se nada muda, você é um idiota.
OBS: Trecho dedicado às listas provisórias de Moacy Cirne (portanto, foge da classificação de idiota, segundo o conceito de Eco), e a François Silvestre, que abomina as listas, assim como Humberto Eco.
FIART no Centro de Convenções, Stand SPVARN
Coordenação da Presidente SPVARN, escritora poeta Adélia Costa, sentada ao
lado do escritor Alexsandro Al...
Há 6 dias
Grato, meu caro,
ResponderExcluirpela citação.
Um abraço.