Lançamento do novo livro escrito por Perry Lamartine acontece às 19h de hoje, na Livraria Siciliano do Midway
A Rodagem retrata um Seridó ilhado pela falta de rodovias de acesso à região e a chegada das estradas que levavam o progresso. Pery Lamartine recorreu à intensa pesquisa e também às lembranças infantis, de quando a família residia em fazenda próxima à Caicó, quando usava a “Sopa” – apelido dado ao ônibus coletivo que fazia o trecho da Capital do Seridó.
Nos anos de 1930, a rodovia Natal-Caicó era conhecida pelo povo seridoense como “A Rodagem” ou “A Central”. Uma via estreita, mal tratada, chão natural, piçarrento, sem acostamento, e recheada de ondulação, curvas e rampas fortes que dificultavam o tráfego de veículos motorizados. O traçado original, apesar de modificações, era quase igual ao de hoje.
A publicação está repleta de informações sobre costumes, tipos humanos e circunstâncias políticas de uma época que remonta ao fim do século 19, e se fixa nas primeiras décadas do século 20. Nela o autor, revela diversas manifestações de descontentamento da população seridoense com a precariedade das estradas da região que tornava uma simples viagem à Capital, uma odisséia prolongada por uma semana.
Pery Lamartine é seridoense. Nasceu em 1926, no município de Caicó/RN. Também tem raízes em Acari e Serra Negra do Norte. Viveu alguns períodos nos três lugares, mas considera-se serranegrense onde permaneceu por mais tempo. Fez os preparativos no Atheneu Norte Riograndense. Em lugar de seguir o curso superior preferiu o Curso Técnico de Aviação no Aeroclube do Rio Grande do Norte, tornando-se aviador. É o primeiro Agente de Viagem em Natal, onde se aposentou. Atualmente é membro da academia Norte Riograndense de Letras, na cadeira 33.
Obras publicadas
“Assentamentos da Família Lamartine”, “O Aeroplano”, “Timbaúba - Uma Fazenda no Século XIX”, “Velhas Oiticicas”, “Epopéia nos Ares”, “Escape – Estórias de Aviador”, “Serra Negra Anos 30”, “Joinville – Uma Visão do Passado”, “Personagens Serranegrenses”, “Aeroplano, Vaqueiros, Velhas Oiticicas”, “Serra Negra e a Intentona Comunista de 1935”, “Coronéis do Seridó”, “Brochura de Nossa Senhora do Ó”, “Revista Serra Negra em Festa – anos 2005/6/7” e “Saint-Exúpery na América do Sul”.
FIART no Centro de Convenções, Stand SPVARN
Coordenação da Presidente SPVARN, escritora poeta Adélia Costa, sentada ao
lado do escritor Alexsandro Al...
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário