A presidente da Academia Feminina de Letras, Zelma Furtado deixou escapar a este blogueiro que a prefeita do Natal, Miacrla de Sousa pode ocupar uma cadeira na dileta instituição nos próximos meses. Antes, Zelma havia me dito que um dos critérios para o ingresso na AFL é a publicação de pelo menos um livro de relevane importância à literatura potiguar.
O leitor fará a mesma perguntar que eu fiz: "qual o livro escrito pela prefeita?". Mesmo sem obra publicada, Micarla recebeu proposta de candidatura pela própria presidente por ser jornalista. A sugestão partiu do presidente da Academia Baiana de Letras, Eduardo Boaventura. Ele disse que jornalistas são hours concours por produzir acervo de artigos e matérias diários.
Surge, então, outra pergunta: "Quais os artigos e matérias elaborados por Micarla enquanto jornalista?". Ora, Zelma disse já ter em mãos a cópia dos discursos de Micarla quando foi deputada estadual. Este é, portanto, o acervo intelectual que a capacita a ingressar na AFL. “Renderia um livro”, disse Zelma. “Já comentei com ela da ideia. Será um prazer tê-la conosco”, completou a presidente da AFL. Muito chique uma prefeita imortal.
FIART no Centro de Convenções, Stand SPVARN
Coordenação da Presidente SPVARN, escritora poeta Adélia Costa, sentada ao
lado do escritor Alexsandro Al...
Há uma semana
Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, o nome disso era adulação e deslumbramento.
ResponderExcluirPuta-que-pariu era só o que faltava mesmo! Rapaz, isso é um absurdo, assim como Paulo Coelho ser um dos imortais da ABL. É foda!
ResponderExcluirDiógenes dana-se comigo porque eu o chamo de Presidente da Academia Masculina de Letras Literárias. Pois já temos a Feminina e a de Letras Jurídicas. Ser mortal vai virar um privilégio.
ResponderExcluirPois eu acho que não há nada demais em paulo Coelho ser da ABL e Micarla ir pra nossa feminina. O nível das duas instituições continuará o mesmo de agora. Onde está o general Lira Tavares, com os poemas de "telita", "Alita", sei lá, Paulo Coelho é bem superior.
ResponderExcluirIsso só mostra a falta de compromisso e de utilidade dessa instituição que, aliás, ninguém sabe nem onde fica e pra que serve! Bando de maria-fuxiqueira que nao tem o que fazer! Me poupem!!!!
ResponderExcluirAmigos e amigas:
ResponderExcluirA culpa não é das letras! Não devemos deixar de ler Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade, Orides Fontela e Cruz e Souza (que não pertenceram às academias) só porque outros e outras tomam o santo nome das letras em vão.
Abraços a todos e todas:
Troca de favores. Funcarte quem sabe. Ridiculo , Micarla imortal .
ResponderExcluirMarcio Fontes
Gostei do "maria fuxiqueira " do tempo do ronca rsss do comentario acima. Realmente quanto a utilidade teoricamente é para mostrar talentos e escritos para que sirvam para nossa história,sou membro da academia (o´´´´´) porém no meu tempo houve critérios até ser feita a escolha. Pedidos de livro,escritos tempo para analise, depois uma votação minusciosa.Espero que haja uma cautela quanto ao tempo do convite.
ResponderExcluirQuanto ao endereço fica na própria casa da Presidente e tem um museu bem organizado em Capim macio.Agora eu não sou prefeita,sou pobre mortal MESMO.Estou numa fase otimista e ja estou pensando que a gente vai ganhar uma sede . Sem fuxicos e mostrando minha cara,tendo muito o que fazer,porque o anomimato é para quem tem "compromissos obscuros".
hahaha
ResponderExcluirEssa foi boa. Mas não passa de uma notícia engraçada, nada mais. Micarla na Academia. É o caso de rir, não de se irritar.
Convenhamos que nosso estado não é assim, aham, pródigo em grandes escritores. Não desmerecendo, de modo algum, os bons que existem, mas são poucos.
Já no Brasil, como um todo, é difícil escolher dentre tantos escritores fantásticos. Porém a academia brasileira, que lástima.
Marco maciel tá lá, só pra citar um exemplo de um imortal na ABL. Mario Quintana foi rejeitado três vezes, para citar o exemplo de um imortal na "vida real", que se consagrou pelo talento e não pela adulação.
Então, meus caros, prosseguindo no raciocínio, se a academia brasileira (sendo o Brasil cheio de escritores fantásticos) é uma piada, que outro destino esperar da "academia feminina" da nossa pobre taba, como diria Ailton Medeiros????