Cheguei há pouco da reunião do Sindjorn. E enquanto o blog do sindicato espera reajustes estéticos, repasso alguns apontamentos por aqui. Foram quase duas horas de discussões, a exemplo dos encontros semanais anteriores, sempre às terças-feiras, às 19h30.
O que chama a atenção é o quanto o sindicato é fragilizado. Qualquer pauta de discussão parece começar do zero. E as causas para a inércia de vários anos é de fácil constatação: desunião da categoria e descompromisso dos últimos diretores. Ninguém faz nada sozinho.
É tanta ação e ideia para por em prática que a discussão maior na reunião são as prioridades. A última reunião pouco se avançou porque várias pautas foram postas à mesa e nada de concreto se resolveu. Parece que a partir de hoje começaremos a andar, mesmo que sem lenço nem documento.
Festa da posse
A posse da nova diretoria e a campanha salarial foram definidas como prioridades. A primeira ficou agendada para 13 de agosto, uma sexta-feira. O horário deverá ser às 19h. Haverá inauguração do auditório Rogério Cadengue, com a galeria de fotos dos ex-presidentes do Sindjorn.
Logo após a solenidade formal, a cachaça. Vai ter vende de cerveja e espetinhos a precinhos legais. Também tentaremos confeccionar as camisetas da campanha salarial deste ano já para venda no dia. As atrações musicais serão definidas. E desde já solicito aos jornalistas músicos a colaboração.
Faltam apenas pequenos detalhes de logística, como iluminação e aluguel de cadeiras e mesas. Vale salientar que o acesso é livre, os comes-e-bebes serão terceirizados e tentaremos arrecadar algum dinheiro com a venda das camisas. O preço estipulado dependerá do valor da confecção.
Falta de grana
Outro problema grave do Sindjorn é a falta de dinheiro. E Sindicato sem dinheiro e adesão é sindicato morto. São mais de 700 filiados. Já são poucos. E destes, apenas 157 são sindicalizados. Vale nem citar o número de adimplentes. Também traçamos estratégias de filiação e parcerias para recursos.
Nos próximos posts, aqui ou já no blog do sindicato (vou nesta quarta à sede da Maxmeio agilizar a nova "cara" do blog), serão repassadas as ideias da campanha de filiação. É evidente a necessidade urgente da adesão dos jornalistas. Serão dados descontos e garantias aos sindicalizados.
Até os próximos informes de terça!
FIART no Centro de Convenções, Stand SPVARN
Coordenação da Presidente SPVARN, escritora poeta Adélia Costa, sentada ao
lado do escritor Alexsandro Al...
Há 6 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário