É inverno em Santa Rita. Não pelo atraso nas horas do relógio. Até o inverno parece apressado nestes dias nervosos. Chegou com cara de verão este ano. O calor ainda é insuportável na urbe. Em Santa Rita já se pisa em areia fria. Deve ser a vocação da praia. Não fosse os visitantes passageiros de alegria onusta, Santa Rita viveria só de inverno, como quadro parnasiano.
O vento ainda é pouco. As gaivotas voam desenganadas com a estação. As catraias adormecem estacionadas e descansam o tédio no salgado das horas. Se ali estão é porque o peixe já é pouco. As tainhas migraram para águas mais quentes em praias de verão. Bem sabem que Santa Rita afugenta a estação veraneio.
Ainda se vê um ou outro pelas beiradas da praia. São visitantes mais contemplativos, de alma faroleira. Caminham o olhar no marulhado das águas ou no céu ofuscado pelas nuvens gris. Vêem os arrecifes chorosos após pancadas de ondas daninhas. Enquanto ondas-musas deságuam milênios no alisar da areia. É quando o mar seduz a inspiração a um novo bailado. E a solidão bandida e insana entrega-se a qualquer ensejo.
O cenário em Santa Rita é de passado fugidio. Daí tantos visitantes mergulhados em solidões e nostalgias. É que a saudade, amigo leitor, é palavra que dói. Por vezes subo seus degraus e a visão do alto é de uma distância impossível. Desejo pular e abraçar minhas lembranças. De certo haverá uma mão sem luvas a me encher de afagos. Mas apenas caminho degraus acima. E a saudade daqueles mares do ontem percorre o porão das memórias mais coloridas.
Entre arrecifes da praia recosto fardos da existência. O cenário ameniza tombadilhos de uma vida navegante. É inverno, sim. O silêncio da nuvem pesada arqueja – silêncios sempre à escuta. A luz já é morena. A melancolia dissolve-se na brisa tardia. E numa solidão de pedra, uma janela sobre o mar. Vontade de um fim doce sob as águas...
FIART no Centro de Convenções, Stand SPVARN
Coordenação da Presidente SPVARN, escritora poeta Adélia Costa, sentada ao
lado do escritor Alexsandro Al...
Há 6 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário