Poucas vezes assisti um gesto tão cidadão como o do bibliófilo José Mindlin, 95 anos. O velhinho é dono da maior biblioteca particular do Brasil. Verdadeiras raridades literárias integram o acervo.
Em tempos digitais, de informações em tempo real e pouca leitura, Mindlin resolveu doar sua biblioteca Brasiliana à Biblioteca Nacional. São 17 mil livros produzidos no Brasil ou a respeito da cultura brasileira.
Mas o mais legal é que todos esses livros serão disponibilizados na internet. A pedido de Mindlin, a coordenação da Biblioteca Nacional já começou a digitalização dos livros. Até o fim deste ano, 4 mil livros já estarão prontos para leitura na net.
O processo de digitalização é moderníssimo. O usuário poderá ler em formato flip (como se lê o DN na internet); recortar ou selecionar páginas e trechos para colar em trabalhos curriculares, por exemplo; e muitas outras ferramentas.
É bacana ver um senhor beirando os 100 anos antenado com as novas tecnologias e com essa visão de futuro. De certo, Mindlin enxerga a gradual transferência do livro físico para a internet.
Já pensou se alguns intelectuais da city Poti resolvessem doar suas bibliotecas particulares à Biblioteca Câmara Cascudo, que há décadas não compra um livro sequer?
FIART no Centro de Convenções, Stand SPVARN
Coordenação da Presidente SPVARN, escritora poeta Adélia Costa, sentada ao
lado do escritor Alexsandro Al...
Há 6 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário