sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Contagem regressiva ao Antigos Carnavais


Tudo pronto para a Banda Antigos Carnavais invadir as ruas do centro histórico de Natal, rumo ao Baile da Saudade na Ribeira. A banda com 50 músicos espalhando frevo para o folião sai hoje às 18h da sua concentração no Bar Amarelinho, localizado ao lado do Memorial Câmara Cascudo, com os bonecos da Severina, a Embaixatriz do Brasil e do carnavalesco Dosinho. O próprio cantor e compositor Dosinho segue em carro aberto recebendo uma homenagem especial da banda por seu trabalho musical pelo carnaval de Natal e do Nordeste. A rainha da Banda, Sámila Fernandes, segue ao lado do mestre carnavalesco e arrastando a multidão para o largo do Museu do Folclore.

A banda estimula a população a comparecer mascarada e fantasiada, lembrando os antigos carnavais, proposta que a cada ano vem aumentando, fazendo da rua uma ala especial para o povo utilizar sua criatividade e alegria num autêntico carnaval popular. A banda só tem cordão de isolamento para a banda, não há taxa para adquirir nenhuma camiseta para sair na folia. É tudo grátis. Cada folião pode levar além da sua fantasia, também seu próprio lanche ou bebida, apesar que há paradas em alguns pontos para o folião tomar fôlego e sanar sua sede ou fome. E o frevo é regra nesta banda, só toca esse hino carnavalesco, produto original do carnaval de ontem e de hoje. Frevo é a palavra de ordem na banda que percorre tocando músicas do carnaval as principais ruas do centro em cerca de quatro horas de folia.

Este ano haverá distribuição de um caldo especial e de uma batida feita com produtos da doação dos patrocinadores. Além de papangus, palhaços, colombinas, piratas e mascarados que vão engrossar as fileiras da alegria da primeira prévia carnavalesca de Natal, que a nove anos faz a alegria do povo na rua. A banda Antigos Carnavais que sai sempre com 15 dias antes da data oficial do carnaval, foi também que criou o Baile da Saudade onde ocorre a escolha do Rei e da Rainha do Carnaval de Natal.

(foto de Caio Kayan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário