Biografia resumida enviada pela assessoria do escritor MODERNISTA João Ubaldo Ribeiro. E há quem acredite na piadela dita por ele na excelente entrevista concedida na Tribuna do Norte de que não sabe o que é cosmopolitismo. E perdoem-me, leitores, estas assessorias não sabem o que fazem e enviam o texto em caixa-alta. Segue assim mesmo:
NASCIDO NA ILHA DE ITAPARICA, BAHIA, EM 23 DE JANEIRO DE 1941, BACHAREL EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, JAMAIS CHEGOU A ADVOGAR. PÓS-GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PELA MESMA UNIVERSIDADE E MESTRE (MASTER OF SCIENCE) EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E CIÊNCIA POLÍTICA PELA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA DO SUL, JOÃO UBALDO RIBEIRO É UM DOS MAIS DESTACADOS ESCRITORES DO PAÍS.
DESDE 1993, OCUPA A CADEIRA DE NÚMERO 34 DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, FOI PROFESSOR DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E DA FACULDADE DE FILOSOFIA DA BAHIA E PROFESSOR DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SALVADOR.
COMO JORNALISTA, FOI REPÓRTER, REDATOR, CHEFE DE REPORTAGEM E COLUNISTA DO JORNAL DA BAHIA; COLUNISTA, EDITORIALISTA E EDITOR-CHEFE DA TRIBUNA DA BAHIA; COLUNISTA DO JORNAL FRANKFURTER RUNDSCHAU NA ALEMANHA.
COLABORADOR DE DIVERSOS JORNAIS E REVISTAS NO PAÍS E NO EXTERIOR, ENTRE OS QUAIS, ALÉM DOS CITADOS: DIET ZEIT (ALEMANHA), THE TIMES LITERARY SUPLEMENT (INGLATERRA), O JORNAL (PORTUGAL), JORNAL DE LETRAS (PORTUGAL) E CRÔNISTA E COLABORADOR DOS JORNAIS O GLOBO(RJ) E O ESTADO DE S. PAULO(SP). E MUITOS OUTROS.
TRABALHANDO NA IMPRENSA, PODE TAMBÉM ESCREVER SEUS LIVROS DE FICÇÃO E CONSTRUIR UMA CARREIRA QUE O CONSAGROU COMO ROMANCISTA, CRONISTA E TRADUTOR.
A FORMAÇÃO LITERÁRIA DE JOÃO UBALDO RIBEIRO INICIOU AINDA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESTUDANTE. FOI UM DOS JOVENS ESCRITORES BRASILEIROS QUE PARTICIPARAM DO INTERNATIONAL WRITING PROGRAM DA UNIVERSIDADE DE IOWA.
CONSAGRADO COMO UM MARCO DO MODERNO ROMANCE BRASILEIRO, A SEU RESPEITO PRONUNCIARAM-SE NOS ESTADOS UNIDOS E NA FRANÇA, AS COLUNAS LITERÁRIAS DE TODOS OS GRANDES JORNAIS E REVISTAS.
EM 1999, FOI UM DOS ESCRITORES ESCOLHIDOS EM TODO O MUNDO PARA DAR DEPOIMENTO AO JORNAL FRANCÊS “LIBÉRATION”, SOBRE O TERCEIRO MILÊNIO. E VIVA O POVO BRASILEIRO FOI TEMA DO EXAME DE AGRÉGATION, CONCURSO PARA DETENTORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FRANCESA. ESTE ROMANCE E SARGENTO GETÚLIO CONSTARAM DA MAIOR PARTE DAS LISTAS DOS CEM MELHORES ROMANCES BRASILEIROS DO SÉCULO.
SUA OBRA FOI ADAPTADA PARA CINEMA, TELEVISÃO E TEATRO. E TRADUZIDA NA ALEMANHA, INGLATERRA, FRANÇA, ITÁLIA, PORTUGAL, ESPANHA, HOLANDA, SUÉCIA, CUBA, HUNGRIA, NORUEGA, FINLÂNDIA, DINAMARCA, RÚSSIA, ISRAEL, ESTADOS UNIDOS E CANADÁ
PRÊMIOS E DISTINÇÕES:
AUTOR FESTEJADO PELO PÚBLICO E PELA CRÍTICA, SEU ROMANCE VIVA O POVO BRASILEIRO CONQUISTOU O PRÊMIO GOLFINHO DE OURO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
JOÃO UBALDO RECEBEU TAMBÉM:
> EM 1972 - PRÊMIO JABUTI (MELHOR AUTOR), COM SARGENTO GETÚLIO;
> EM 1984 - PRÊMIO JABUTI (MELHOR ROMANCE), COM VIVA O POVO BRASILEIRO;
> EM 1994 - PRÊMIO DIE BLAUE BRILLENSCHLANGE(ZURIQUE, SUÍÇA) – CONCEDIDO AO MELHOR LIVRO INFANTO-JUVENIL SOBRE MINORIAS NÃO-EUROPÉIAS – PELA EDIÇÃO ALEMÃ DE VIDA E PAIXÃO DE PANDONAR, O CRUEL;
> EM 1994 - PRÊMIO ANNA SEGHERS(MOGÚNCIA, ALEMANHA) - CONCEDIDO SOMENTE A ESCRITORES ALEMÃES E LATINO-AMERICANOS;
> EM 2006 - PRÊMIO LIFETIME ACHIEVEMENT AWARD, DA 9ª EDIÇÃO ANUAL DO BRAZILIAN INTERNATIONAL PRESS AWARD - POR SUA INQUESTIONÁVEL CONTRIBUIÇÃO COMO ESCRITOR E PERSONALIDADE CULTURAL, NO ÂMBITO INTERNACIONAL, À PROMOÇÃO DE UMA IMAGEM CRIATIVA, MODERNA E INTEGRACIONISTA DA ARTE E CULTURA DO BRASIL;
> EM 2008 – PRÊMIO CAMÕES – A MAIS IMPORTANTE PREMIAÇÃO DEDICADA A AUTORES DA LÍNGUA PORTRUGUESA, CRIADA PELOS GOVERNOS DE BRASIL E PORTUGAL HÁ 20 ANOS.
E DESDE 1996, DETÉM A CÁTEDRA DE POETIK DOZENTUR NA UNIVERSIDADE DE TÜBINGEN (ALEMANHA).
[image: Quantas palavras com C?]
Quantas palavras você consegue pensar que começam com a letra "C"? Neste
desafio linguístico, explore a diversidade de p...
Há 9 horas
Confesso que só procurei conhecer João Ubaldo Ribeiro a partir do Prémio Camões. Li então " Viva o povo brasileiro, "O sorriso do lagarto" e "O feitiço da Ilha do Pavão" e chegou para perceber porque tinha sido o vencedor do Prémio acima referido, em 2008.
ResponderExcluirInteressante esta biografia!
to fazendo um trabalho sobre elle
ResponderExcluir:)
to fazendo um trabalho sobre elle. mas naum acho por q ele deu a porra do titulo
ResponderExcluir