Release
No Rio Grande do Norte, 103 projetos culturais já receberam recursos do Ministério da Cultura (MinC) para financiar suas atividades por meio do edital Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido. São trabalhos sócioculturais como grupos teatrais, corais, bandas que usam sucatas como instrumentos, oficinas de artesanato e até mesmo grupos dedicados a promover o debate entre gerações.
Nesta quinta-feira, os vencedores do edital e representantes do MinC se encontram para trocar experiências e discutir a melhor forma de construir de uma rede que permita a interação entre os projetos. O encontro ocorreu na Pinacoteca do Estado, no Palácio da Cultura, na manhã de hoje.
Um exemplo de iniciativa que o prêmio do edital ajudou a manter viva é a "Turma de Caboclos do Mestre Antonio Grosso", do município de Major Sales, que se dedica em manter viva a tradição da dança de origem indígena.
"Desde os 12 anos de idade que danço Caboclo. Eu ensino o passo da dança e da história faz uns 40 anos. Quando uns vão ficando 'mais velhos' e não aguentam mais dançar no trupé dos caboclos, outros vão entrando no lugar deles", conta o mestre Antônio Grosso. Segundo ele, "essa atividade ocorre durante todo ano. A gente se junta no terreiro só pra brincar, mas o tempo mais forte é na Semana Santa e no Sábado de Aleluia", diz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário