quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Balanço cultural de 2007

Tomando carona na idéia do amigo jornalista Tácito Costa, escrevo aqui minha lista sobre alguns destaques vistos na cultura em 2007. Claro, como toda lista, sempre falta alguma coisa e peço ao amigo leitor aquele ajuda fundamental para fazermos jus às grandes idéias e projetos da nossa terrinha.

PROJETOS CULTURAIS: Seis e Meia, Pixinguinha, Som da Mata, Feira de Sebos, Encontro Natalense de Escritores, revista Brouhaha, o Auto de Natal (mesmo que carente de ajustes) e o espetáculo Nas Asas da História, em Parnamirim. A programação cultural promovida pela Casa da Ribeira e, mais ainda, pelo Beco da Lama e adjacências, como o Carnabeco, o Festival Gastronômico e a cerveja gelada do Bardallos, claro, e o trabalho desenvolvido pelo Cineclube Natal e Nalva Salão Café.

BLOGS: Entre os blogs relacionados à cultura, lembraria o Substantivo Plural (http://www.substantivoplural.com.br/), do próprio Tácito Costa, e o Grande Ponto (http://www.grandeponto.blogspot.com/), do jornalista Alexandro Gurgel.

LITERATURA: No campo da literatura, confesso com toda a vergonha, ter sido pouco produtivo este ano para este jornalista. Mas citaria os projetos literários de Franklin Jorge, publicados somente este ano, e os livros sobre folclore – salvo engano foram dois – de autoria de Deífilo Gurgel. Entre outros sem tanta relevância, li “Memória de Minhas Putas Tristes”, de García Márquez. Mas foi escrito em 2004, então não voga. O best seller “A Cura de Schopenhauer”, do psicanalista Irvin d. Yalon, é ótimo para reflexão, mas longe de uma obra literária de relevância.

CINEMA E DVDs: Minha lista de filmes ficou parecida com a de Tácito – e meu ego sobe ao último degrau por causa disso. Destacaria O Cheiro do Ralo, Casa de Areia, Império dos Sonhos, Querô, Paris Te Amo, Vermelho Abajur (do nosso Alan Cedrak), Pequena Miss Sunshine, Babel, Baixio das Bestas, O Labirinto do Fauno, Diamante de Sangue, O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias, Um Lugar na Platéia, Volver, e O Último Rei da Escóssia.

Tácito destacou ainda Cartas de Iwo Jima, A Conquista da Honra, Rainha, Tropa de Elite e Os Infiltrados, que também assisti. E mais: As Leis de Família. O Passado, Scoop – O Grande Furo, O Violino, Crimes de Autor, Leões e Cordeiros, O Novo Mundo, Árido Movie, Tempo de Guerra, O Amor em Fuga e Hiroshima Meu Amor.

MÚSICA: Creio ter sido a música potiguar a grande vencedora este ano no segmento cultural: tivemos lançamentos de CDs fenomenais como os de Mirabô e Roberta Sá, lembrados por Tácito, e ainda o Coisa de Preto, de Khrystal; Leve, Só as Pedras, de Valéria Oliveira; e Se Amar Assim, de Manuela Dac, além do Festival de Música; da Assembléia Cultural; o Praia Shopping Cultural; o Prêmio Hangar; e os projetos de música alternativa encabeçados pelo DoSol.

PERDA: Como grande perda do estado no segmento cultural, citaria o projeto Domingo na Praça, que ensaiou uma volta com o patrocínio da Oi, mas fracassou por falta de organização.

DECEPÇÃO: Posso angariar alguns inimigos com a opinião, mas fiquei imensamente decepcionado com o filme O Homem Que Desafiou o Diabo, de Moacir de Góes. Após tanta divulgação, estardalhaço e espera, um filme mal produzido. Outra decepção foi a espera pelas edições da revista Preá. A esperança, sendo a última, permanece.

DESTAQUE: Se há o que destacar este ano, não só pela qualidade – ou também destacaria outros tantos – mas pela projeção conseguida no difícil espaço do Sul Maravilha, o nome de Roberta Sá é o mais indicado.

REVELAÇÃO: Essa indicação partiu do jornalista Alex de Souza e da sua coluna Bazar. É o nome da jovem poetisa Ada Lima. Fico devendo o blog dela. Para uma próxima. (Alex, me socorra!)

A LEMBRAR: Um fato histórico para a música e o rádio potiguar: a despedida da diva Glorinha Oliveira dos palcos, durante apresentação na Assembléia Cultural, em dezembro. Também o trabalho incansável desenvolvido por Abimael Silva e seu Sebo Vermelho. As instalações do Movimento 8 de Maio, em Natal (M8M), e a revista eletrônica (chamam de E-Zine) Disruptores, com um bom time de jovens jornalistas e excelentes entrevistas.

O que mais?

Um comentário:

  1. Amigo Sérgio,
    Fiquei muito honrado em ver o Grande Ponto entre os destaques do velho ano de 2007 em seu blog. Obrigado pelo mimo. Um forte abraço.
    Alexandro

    ResponderExcluir