quinta-feira, 19 de março de 2009

Presépio reinaugurado

Cheguei há pouco tempo da reinauguração do Presépio de Natal. Desconhecia o espaço e fiquei admirado com o desperdício de tempo para aproveitamento. Noves fora o passado, o trabalho realizado pela Sethas em reativar o espaço para promoção de mostras de artesanato - legítimo - aliado a atrações culturais é mais que oportuno, principalmente com o fim do Domingo na Praça. É preciso reconhecer o trabalho realizado pelo Governo do Estado voltado ao artesanato. São muitos programas, como o Proart ou o Arte na Escola, além dos incentivos de ICMS exclusivos aos artesãos.

A solenidade foi prestigiada. A presença de políticos foi acima do esperado por qualquer espectativa. Em época de formação de alianças políticas, os "papagaios de pirata", como cita Ailton Medeiros, estão a solta. O PT esteve em peso com seus caciques - Fátima Bezerra e Fernando Mineiro - mais os dirigentes e correligionários. Talvez para prestigiar a parceria da Fundação José Augusto, do petista Crispiniano Neto, responsável pelo pagamento dos cachês dos artistas. E falar nisso, a apresentação da Filarmônica de Cruzeta, sob a batuta do quase lendário maestro Bem Bem é de emocionar qualquer ambiente infestado de "otoridade".

O Governo fez sua parte, mesmo que tardia. Prometeu longevidade ao espaço como novo centro cultural e artesanal. A prefeitura bem podia pegar carona nessa calda de cometa e viajar na via láctea cultural reativando o Domingo na Praça. A produtora Cida Campelo continua na tentativa. Claro, os projetos são bem parecidos e podiam se articular para evitar o que tem parecido uma disputa entre prefeitura e estado, como foi visto nas celebrações natalinas e, mais recente, no Dia da Poesia. Por enquanto, aconselho visita ao projeto para conhecer a arte em madeira, a arte santeira, bordados, trabalhos manuais variados e as atrações culturais bem escolhidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário