terça-feira, 22 de julho de 2008

Da campanha eleitoral em Natal

Nunca assisti tamanho descrédito do povo natalense com uma campanha eleitoral. Como jornalista, cobri o lançamento de candidatura das duas principais candidatas à prefeitura da cidade. O que vi foi desânimo. Mais correligionários do que eleitores. Gente que passava por perto porque precisava atravessar aquele perímetro para chegar em casa. Olhava de soslaio para os candidatos e seguia se caminho.

Uma coisa também ficou evidente para mim. O descrédito com a candidatura de Fátima Bezerra (PT) é ainda maior. Fico à vontade para comentar porque meu voto não será de nenhuma das duas. E outra: são bons nomes. Cada uma com suas qualidades preferenciais. Uma com experiência. Outra com propostas inovadoras.

A caminhada de quase dez quilômetros de lançamento de candidatura de Micarla de Sousa (PV), no último sábado, foi um banho de marketing. Estimulados pela passagem do carro de som e pela insistência de partidários, os moradores da Zona Norte até saíram de casa para ver a banda passar. Mas não acompanharam a comitiva.

Uma coisa é certa: a governadora Wilma de Faria não sairá derrotada da eleição com a vitória de Micarla. O acordo foi apoiar Fátima para receber em troca o apoio federal quando da eleição para o Senado. Isso ela já conseguiu, independente de vitória ou derrota de Fátima. Tampouco o senador Garibaldi sai perdedor.

Por esses fatores, o único empolgado com a candidatura petista – e que realmente sai derrotado nestas eleições – é o prefeito Carlos Eduardo Alves, que vislumbra uma perda significativa para disputar o governo do estado em 2010. Do lá do “verde”, Robinson Faria (PMN) e João Maia (PR) saem fortalecidos para o próximo pleito. Em verdade vos digo: em breve Natal ficará mais verde e um arco-íris de cores vibrantes se projeta para 2010.

Um comentário: