sábado, 27 de dezembro de 2008

Balanços culturais

A seguir, lista de alguns destaques de 2008 lembrados pelo jornalista Tácito Costa, em seu blog Substantivo Plural. Acrescente ou faça a sua. Vamos homenagear e reconhecer os bons trabalhos e artistas do ano. Embora meu balanço já tenha sido feito e postado por aqui há algumas semanas, aproveito o formato da lista de Tácito para colocar minhas escolhas, entre parêntese, escritas abaixo:

1 - Uma leitura: Os detetives selvagens, do chileno Roberto Bolaño

(Mobydick, de Herman Melville - não é lançamento, claro, mas de longe foi o melhor livro que li este ano).

2 - Um filme: A vida dos outros. Direção e roteiro do alemão Florian Henckel von Donnersmarck.

(Batman, O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan - sem medo de errar)

3 - Um show: Gilberto Gil, no Machadão.

(Benito De Paula, no Seis e Meia)

4 - Um grande acontecimento cultural no RN: lançamento pela UFRN, de uma vez, de 15 obras importantes da literatura do estado.

(a regulamentação da Lei do Patrimônio Vivo, de autoria do deputado Fernando Mineiro)

5 – Uma instituição que merece um prêmio pela importância do trabalho e persistência: Cineclube Natal.

(Casa da Ribeira)

6 – Sai mas deixa saudades: Dácio Galvão.

(não pode ser outro, então, crio uma nova sessão: Fica e deixa todos putos: Crispiniano Neto)

7 – Permanece e continua fazendo muito pela literatura: Abimael Silva.

(Editora Queima Bucha)

8 – Não cansei de ouvir em 2008: Cartola, que teve justas homenagens em seu centenário de nascimento.

(Despedida de Glorinha Oliveira dos palcos, para registro; o cd Coisa de Preto, de Khrystal; e o cd Estirado no Estirâncio (ou sol sem sombra de dúvidas), do Poetas Elétricos)

9 – Uma perda lamentável: artista plástico Thomé Filgueira.

(mestre Cornélio Campina)

10 – Um ganho inestimável: Instituto de Neurociência de Natal (quase ninguém se deu conta, ainda, da importância deste centro para o RN).

(Museu Djalma Maranhão)

Um comentário:

  1. Olá gostei muito do blog , quero lhe propor uma parceria. Sou mágico profissional ha mais de 20 anos, trabalhei nos melhores circos e casas de espetáculo do mundo, e também em inúmeros programas de televisão brasileiros e internacionais. O único mágico brasileiro que realizou em várias partes do mundo, mágicas com tigres brancos, elefantes e leopardos africanos. Hoje sou especialista em shows de mágicas para todos tipos de eventos. Pesquisando na Internet percebi que centenas de pessoas diariamente buscam pela rede sites onde possam aprender mágicas grátis, mas como sites que realmente ensinem mágicas de graça é muito raro, resolvi de um tempo para cá, fazer vídeos onde ensino muitas mágicas legais e de graça. Muita gente tem procurado meus vídeos pela Internet a fim de aprenderem essas mágicas. Eu mando os vídeos para você publicar no seu blog, assim ele vai ganhar muitos acessos por causa dos vídeos e você me da um link.
    Entrem em contato comigo, abraço.
    mr@magicorichard.com.br
    Show de mágica – clique aqui e aprenda mágicas fantásticas com o mágico Richard - Show de mágica, para adultos e crianças

    ResponderExcluir