quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Goiamum Audiovisual

Desculpem a breve ausência, mas chego com a boa programação itinerante da segunda edição do Goiamum, projeto que conta com patrocínio da Funcarte e promoção das instituições de cinema ZooN e Cineclube Natal. Nesta sexta-feira e sábado ocorrem as mostras Festival do Minuto e Dia Internacional da Animação 2008. Dentro da proposta do Goiamum, a exibição será ao ar livre, com entrada franca, e telão montado na Praça das Flores, no final da avenida Afonso Pena, bairro de Petrópolis. As sessões começam sempre às 19h.

A primeira é do Festival Mundial do Minuto Brasil, evento que acontece desde 1991, selecionando e exibindo vídeos de 60 segundos de duração feitos por amadores e profissionais. A idéia da mostra na Praça das Flores deve melhorar o aperto da exibição do ano passado, em frente à Casa da Ribeira. A mostra faz parte da série “Acabou a gasolina”, com proposta temática, reunindo os 30 melhores vídeos inscritos em 2007 e 2008. O outro tema é “Cidades”, composta por 32 melhores filmes de um minuto de 2008.

Na seqüência serão exibidas as melhores produções de animação, nacionais e internacionais selecionadas pelo Dia Internacional da Animação, maior evento simultâneo de cinema de animação no mundo. Serão exibidas duas mostras do ‘DIA’: a nacional e a internacional.

O Goiamum Audiovisual dá uma pequena pausa no domingo para voltar na segunda-feira, com um verdadeiro cinema montado ao ar livre, na praça Augusto Severo, largo em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, com telão em alta definição e poltronas de cinema — serão 200 poltronas cedidas pelo Cine Nordeste. E mais um bistrô, oficinas acontecendo no auditório do museu, palestra e debates.

A estréia será com a mostra inédita no Nordeste “Bollywood”, reunindo as mais significativas e recentes produções do cinema indiano, sob a curadoria do produtor, cineasta e editor indiano Ram Prasad Devineni, e com a presença do jornalista Franthiesco Ballerine, crítico de cinema do Jornal da Tarde e colaborador do jornal O Estado de São Paulo. Ele vem representando a mostra “Bollywood” e fará palestra durante as exibições, de 8 a 12 de dezembro, no Cinema Goiamum. Além das produções indianas, será exibido o documentário “Corpo de Bollywood – O povo quer cinema”, de Raquel Valadares, sobre esta que é uma das maiores indústrias de cinema no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário