segunda-feira, 23 de março de 2009

Trânsito estrangulado? É má educação!

Moro no caos urbano da cidade, praticamente no cruzamento entre as avenidas Alexandrino de Alencar e Hermes da Fonseca. Diariamente - às vezes duas vezes ao dia - encaro o congestionamento formado neste ponto: um às 13h e outro às 19h. Muitos reclamam da lentidão da prefeitura em tomar decisões, iniciativas, reformas, adequações para solucionar um problema já crônico da cidade: a fluidez no trânsito. Mas afirmo com a propriedade já justificada: a culpa é do cidadão, do motorista ou - sob análise mais aprofundada - do sistema.

A explicação é de fácil comprovação. Quando há agente de trânsito no cruzamento, tudo flui sem interrupções, como sangue na veia de menino. Se não há guarda, o caos se instala. Pelo menos neste ponto o problema então é má educação. Motoristas na Hermes da Fonseca cruzam o sinal da avenida mesmo vendo a interrupção adiante e trancam a passagem dos automóveis da Alexandrino, parados mesmo ao sinal aberto. De repente é a pressa - velha inimiga da perfeição - imposta pela ânsia, pelo estresse, pela intolerância tão vistos nestes dias contemporâneos.

6 comentários:

  1. Exatamente, Sérgio.
    Além de termos de enfrentar a ausência de uma engenharia de trânsito em Natal, ainda contamos com a má educação dos motoristas.
    Motorista que anda devagar na faixa da esquerda e que não sabe o que é uma sinaleira é quase regra aqui. Não tem nada que me irrite mais que isso. Agora me diz como ter um dia sem estresse dirigindo em Natal?

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs.... vc se mudou, foi?

    A vantagem do trânsito de Natal é que você, mesmo que não queira, treina sua direção defensiva! Um ótimo exercício...

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, Natal cresceu e o povo não evoluiu. Ainda se tem a mentalidade de querer parar o carro em frente ao local/estabelecimento que deseja ir. Além do "povim" ser muito mal educado, grosso e dono da razão. Já me estressei muito no trânsito mas depois de ver que tem cavalos dirigindo carros em vez de carroças desisti de discutir sobre quem está certo ou errado. É uma pena que vá demorar muito para o povo ter respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  4. Uma vez me perguntaram se eu fazia algum esporte radical, eu respondi na bucha: Sim, dirijo em Natal.

    ResponderExcluir
  5. Jornalista Sergio,

    Vim aqui seguindo o Alex Gurgel onde tem a listagem dos blogs atualizados, esta lá(redunda beleza!):#
    Diário do Tempo
    Mudanças - O amigo leitor perdoe este pobre coitado jornalista às avessas com a profissão. Como bem sabem, houve mudanças no quadro funcional do Diário de Natal. Não ...
    19 horas atrás


    Agora chego aqui e acho nada, que foi? 'despostou'?
    Fiquei sem entender, olhei até seu outro espaço jornal, mas lá nada tambem referente ao texto acima.
    Claro que não precisa me esclarecer, apenas faço meu comentário de estranhamento.

    Oswaldo(Orf)

    ResponderExcluir
  6. Recomendações, Oswaldo. Mas tudo o que disse pode ser verificado no dia-a-dia do jornal.

    Até

    ResponderExcluir