sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ainda sobre Franklin Jorge

Recebo imeiu do leitor Fernando Montenegro a respeito do texto que escrevi sobre o escritor, jornalista e artista plástico Franklin Jorge. Eis as palavras:

“Franklin Jorge é escritor das excelências. Mas eu sinto que todos temem a sua língua ferina. Por trás de seu talento extraordinário de escritor há também o seu profundo mal-caráter!! Figura bisonha, misógina, afeminado, de estatura mediana, conserva nos olhos ódio e rancor e metralha quem ele encontra pela frente só pelo prazer de se deliciar em seu mundo de vagabundagens. Conheço-o de longas datas. Aliás, de que vive Franklin Jorge hoje? De vender bolinhos e salgadinhos? Franklin Jorge, meu bom Sérgio Vilar, vive num profundo ostracismo, no obscurantismo miserável daqueles que só souberam construir inimizades, difamar e machucar as pessoas. Que se publique o meu comentário”.

Nota do editor: Caro Fernando, primeiramente agradeço seu comentário, sua participação. Mas permita-me algumas observações. Concordo – e não há como discordar – do talento extraordinário de Franklin Jorge como escritor, e também jornalista. Não me importa sua aparência ou opção sexual. Reconheço, sim, sua “metralha” e lhe digo: a maioria dos “metralhados” merece as balas disparadas. Não todas, em minha modestíssima opinião. A questão é que Franklin Jorge é sincero demais e tem uma bagagem cultural tamanha que lhe projeta acima de outros, quase sempre em melhor posição profissional. Daí as críticas. Talvez, daí também a revolta pelo não reconhecimento ou pela notoriedade de quem merece menos do que ele. Não sei. Não o conheço com profundidade. O entrevistei em 2005 para uma matéria de um caderno especial do Diário de Natal sobre Cascudo. O achei, a primeira vista, uma boa pessoa. Estranha ao seu modo. Desde então mantenho contato muito esporádico via imeiu com ele. E sempre que posso tento projetá-lo à mídia, não pela pessoa, do qual pouco conheço, repito, mas pelo talento desperdiçado. O Rio Grande do Norte ainda não sabe olhar para os seus bons talentos.

Um comentário:

  1. Apesar de nossas diferenças no campo da literatura (na verdade, já fui "vítima" de suas críticas), admiro a escrita e o talento de Franklin Jorge, um dos nossos bons escritores, sem dúvida. Um abraço.

    ResponderExcluir