quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Auta de Souza em documentário

Dentro das comemorações pelo natalício da poetisa potiguar Auta de Souza (1876-1901), a TV Universitária e o Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-rio-grandenses lançam o documentário Noite Auta, Céu Risonho, realizado com o patrocínio do Programa BNB de Cultura 2008. O vídeo terá dois lançamentos. O primeiro será amanhã (12, dia do aniversário de Auta) em Macaíba-RN (terra natal de Auta), no Pax Club, a partir das 19h. O segundo será em Natal no dia 16 de setembro, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel – TCP, no mesmo horário.

O projeto Noite Auta, Céu Risonho é de autoria da professora Ana Laudelina Ferreira Gomes, do Departamento de Ciências Sociais da UFRN. Auta de Souza teve uma trajetória curta, faleceu aos 25 anos incompletos vitimada pela tuberculose, deixando um único livro publicado, chamado Horto. O vídeo tem uma proposta ficcional que objetiva compensar os poucos registros documentais oficiais que existem a respeito da vida de Auta de Souza. A poetisa é representada pela atriz Marinalva Moura.

Foram realizadas filmagens em Macaíba, em Natal e no Recife, oportunidade em que foi colhido um depoimento de Maria Lúcia Zarzar, sobrinha neta de Auta. O cenário de época principal é o Solar do Ferreiro Torto, mas foram filmadas também algumas cenas internas no Solar Caxangá, ambos em Macaíba. Foram permitidas no vídeo algumas licenças poéticas, como o Solar Ferreiro Torto aparecendo como a casa de Auta e a caracterização da poetisa como noiva para abordar o seu único romance desfeito.

Alguns dos poemas que compõem os cancioneiros da poetisa, tanto o tradicional como o contemporâneo, são interpretados por músicos como Alvamar Medeiros e Mirabô Dantas.
Para divulgar a biografia da poetisa entre os estudantes potiguares, o vídeo será distribuído em escolas da rede pública de ensino do Estado. Mais informações sobre o lançamento podem ser obtidas através do telefone: 84-9138-7111 (Dayana Oliveira) ou pelos e-mails: analaudelina@uol.com.br e dayanasoliveira@gmail.com.

Um comentário:

  1. Acrescento que o médium Chico Xavier psicografou dezenas de mensagens poéticas do Espírito que se assinava Auta de Souza.

    Janio, amigo de Zé Dias

    ResponderExcluir