terça-feira, 16 de setembro de 2008

Poticanto homenageia Antônio Ronaldo

O Projeto Poticanto – Um Canto 100% Potiguar, volta ao palco do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel – TCP (anexo da Fundação José Augusto) hoje (quarta), às 20 horas, com Geraldo Carvalho interpretando as músicas do também potiguar Antonio Ronaldo. O Poticanto acontece quinzenalmente, com uma edição inédita e uma reedição do projeto que adentra em seu terceiro ano.

Sobre as atrações, Geraldo Carvalho nasceu em Angicos. É autodidata no violão. Aos 12 anos inicia seus estudos de Teoria e Solfejo na Escola de Música da UFRN. Com influências musicais de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Elino Julião, Chico Buarque, Caetano Veloso e Djavan, Geraldo inicia sua trajetória musical.

Antônio Ronaldo é mossoroense. Em 1971, Antônio Ronaldo muda-se para Natal, quando já brincava de compor. Vidrado no tropicalismo e na contracultura se junta ao movimento de poesia alternativa que campeava nos anos 70 (geração mimeógrafo ou marginal). Em clima de desbunde e sufoco, passa a escrever seus primeiros versos e participar de espetáculos teatrais e festivais de músicas.

Formado em Direito, Filosofia e com mestrado em Educação, Ronaldo foi colaborador de diversos tablóides que circularam nos anos 80, como Delírio Urbano e Hotel das Estrelas. Na música seus principais intérpretes são: Cida Lobo e Geraldo Carvalho. Dentre os parceiros, alguns são poetas, outros compositores. A criação musical de Antônio Ronaldo caminhou sempre ao lado da literatura, sendo este vínculo seu principal distintivo nessas quase quatro décadas militando, sem nunca ter se ausentado do solo potiguar.

Atualmente está atuando como co-produtor do CD Zila Mamede: O Exercício da Palavra Cantada, cujo lançamento está previsto para os próximos dias. Prepara o lançamento do seu primeiro CD Sátiro, onde interpreta 12 canções de sua autoria, metade delas em parceria com poetas e compositores também potiguares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário