segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Grandes Temas 2

O Grandes Temas de hoje promete ser uma semente importante para o debate da ética no nosso jornalismo. Aliás, discussão iniciada por aqui. Mas ainda acho que deveriam ser convidados a jornalista Thaisa Galvão ou o jornalista e professor Marcos Aurélio de Sá. Não por serem partidários da candidatura de Micarla ou representarem o “outro lado”, mas por serem as figuras mais criticadas desta última cobertura da mídia nas eleições. A Thaisa Galvão já criticou em seu blog a postura da TVU em convidar partidários da candidatura de Fátima para discutir ética no jornalismo. Acho que um convite para ela evitaria essa especulação, da qual discordo.

Minha crítica não se dirige aos convidados, mas aos não-convidados. Como sabem, o formato do programa é composto por quatro debatedores: dois deles são um professor do quadro da UFRN e um jornalista do Diário de Natal. Acho que Marcos Aurélio – professor de Ética da Universidade – poderia ser encaixado como professor universitário. Mas acredito em boas discussões e já lanço a proposta (se não for abusar da boa vontade da TVU) de organizar uma segunda edição para o tema, já que a excelente idéia de criação de um Observatório da Imprensa ainda germina.

Tácito e Levino são mais do que gabaritados em promover o bom debate, alimentado pela visão de um cientista social. E são merecedores dos convites. Tácito, por desde muito tecer críticas à imprensa e manter sua postura ética. Levino pelo episódio relatado por Tácito mais abaixo e ter escrito o texto relacionado ao tema,que apimentou a discussão. Ainda assim acredito que o programa vai terminar com “gostinho de quero mais” pela dimensão do problema e a falta da versão dos prováveis criticados. Agora, será que eles aceitaram participar do programa? Eu duvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário