terça-feira, 14 de outubro de 2008

Grandes Temas 4

Os comentários já rolam soltos no blog de Tácito Costa – o Substantivo Plural – acerca do primeiro debate sobre ética jornalística promovido pela TV Universitária agora a pouco. Todos eles dirigidos à postura do jornalista proprietário do Jornal de Hoje e professor de ética da UFRN, Marcos Aurélio de Sá. A exceção de um, que questionou a emissora em não convidar, de início, o jornalista, todos eles tecem críticas ferinas a Marcos Aurélio ou ao seu jornal.

Apesar deste primeiro feedback que tive, acho que o debate foi mais amplo, embora muito ainda se tenha a falar. O período eleitoral ainda é recente e os assuntos focaram muito nesta questão. O tema que gostaria de ter aprofundado mais e foi pouco explorado foi a questão salarial dos jornalistas. Na minha opinião, este deveria ser o tema central da discussão. Acredito que passa por aí muito da falta de ética praticada em nossa mídia. Na próxima segunda-feira o tema pode ser mais discutido.

No geral acho que foi um debate oportuno. Peço perdão aos telespectadores pelo nervosismo deste jornalista. Minha vocação, se a tenho, é para a escrita. Falta-me o traquejo para a televisão e me sobra a timidez. Fico nervoso. Até falei o que não devia em determinado instante. Apesar do desvio de foco em alguns momentos, quando o professor Marcos Aurélio quis levar o debate para o campo ideológico, este primeiro debate promete despertar melhor conscientização e render frutos como a criação de um futuro Observatório da Imprensa local.

Gostei muito da participação do professor Alex Galeno. Ele foi incisivo na medida certa quanto à postura do Jornal de Hoje. Levantou questões pertinentes que precisavam ser explicadas e contra-argumentou sem deixar brechas. Sem pestanejar falou o que todos queriam ouvir. Tácito levantou questões importantes, como o editorial nas capas de jornais. Particularmente eu desaprovo quando o teor do editorial é de admissão ao apoio de determinada candidatura. Pra mim soa como admissão de culpa, de parcialidade. Seria apenas uma medida mais honesta com o leitor. Enfim, esperemos a próxima segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário