terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Divlgada a programação carnavalesca

À frente da organização do carnaval multicultural promovido pela Funcarte deste ano está o chefe do Departamento de Eventos e Projetos Especiais, Castelo Casado, que juntamente com o presidente César Revorêdo divulgou parte da programação dos pólos culturais, que compreendem a Redinha, o Centro Histórico, as Rocas, a Ribeira, Ponta Negra e o Alecrim. O anúncio da programação completa está previsto para sexta-feira.

Apesar de manter o mesmo modelo do carnaval do ano passado, com festas realizadas simultaneamente nos pólos culturais, há algumas novidades. Uma delas é a justa homenagem ao Mestre Cornélio Campina, criador do Grupo Araruna, falecido em agosto do ano passado. Durante os dias de folia, bandas de frevo e grupos musicais tocarão músicas do grupo folclórico nos seis diferentes pontos da cidade, sempre relembrando a figura importante que o mestre Cornélio representou e ainda representa para a cultura potiguar.

Em texto da minha coluna no DN, publicada hoje, reclamava justamente da falta de lembrança do presidente da Funcarte ao folclore natalense. Esse gesto ratifica minha opinião. Vamos esperar agora os incentivos. Segundo Castelo Casado, a homenagem se deve à sintonia entre a idéia do grupo Araruna e a essência do carnaval. "A dança Araruna é popular, assim como o carnaval é uma festa do povo", explica.

Programação
No dia 6 de fevereiro acontece o Baile da Saudade na Rua Chile, na Ribeira, com presença do Bloco Antigos Carnavais, cujo percurso sai da Praça André de Albuquerque e culmina no local do baile. Embalados pelo frevo, os foliões presenciarão a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2009, motivo do baile.

A abertura oficial do Carnaval é dia 19 de fevereiro, com o Baile de Máscaras no Largo do Atheneu. A prefeita Micarla de Sousa entregará pessoalmente a Chave da Cidade ao Rei Momo, marcando assim o início de seu reinado.

Ainda no Baile de Máscaras, a cantora e compositora Valéria Oliveira lançará, em parceria com a Funcarte, o CD Sem Perder o Passo no Carnaval de Natal 2009. A proposta do álbum é registrar a forma como se brinca e se faz o carnaval em Natal e no Rio Grande do Norte. Todos os 24 artistas e compositores que participam do CD são potiguares, como Isaque Galvão, Liz Rosa, Rodolfo Amaral, Khrystal, Jubileu Filho e Eduardo Taufic.

As atrações dos seis pólos ainda não estão todas confirmadas, mas a tendência do carnaval deste ano é a valorização dos artistas potiguares. Nomes como Valéria Oliveira, Pedrinho Mendes, Isaque Galvão, Cirleide Andrade e Ronaldo Ferrara já garantiram presença. Até agora a cantora Marthinália é a única atração nacional, mas o coordenador do evento diz que pretende fechar ainda com outras atrações de fora. A artista se apresenta no domingo (22/02) no Centro Histórico, encerrando o Desfile das Kengas, cujo tema este ano é "Fuxico", uma homenagem ao artesanato nordestino e à prática que deu nome ao produto artesanal: o ato de "fuxicar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário