quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cultura selecionada do BNB

Doze projetos culturais potiguares foram escolhidos para participar da programação 2009 nos Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil. De 1.043 inscritos, foram aceitos 368, oriundos de 41 cidades do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Na área da música, os natalenses da banda Camarones Orquestra Guitarrística (a qual citei como destaque de 2008) foram selecionados para se apresentarem no 3° Festival BNB do Rock Cordel. O violonista Alexandre Atmarama e o trombonista pernambucano, radicado no RN, Gilberto Cabral estarão no 4° Festival BNB da Música Instrumental. Cabral também estará na programação regular CCBNB-Fortaleza com o grupo de música latina Camba.

Completam a lista dos músicos, o cantor Isaque Galvão, o baterista Di Stéffano, que, em 2008, esteve na capital cearense para lançar seu primeiro DVD instrumental, e o quarteto Café do Vento.

Nas artes cênicas, a Companhia Escarcéu de Teatro, de Mossoró, foi escolhida para participar do 3° Festival BNB de Artes Cênicas com o espetáculo “Chico Tira, Mané Veste”. O grupo natalense Carmim vai levar a peça “Pobres de Marré” aos três Centros Culturais, e o Magiluth encenará o “Ato”, em Fortaleza. A Domínio Companhia de Dança estará no CCBNB-Cariri para apresentar o “No Caminho... Sem Pressa”.

Outro potiguar aceito foi Marco Antônio França Albuquerque, que vai ministrar a oficina de formação artística intitulada “Música e Corpo”, nos CCBNBs – Fortaleza e Cariri.

Dos selecionados para a programação 2009 dos Centros Culturais do Banco do Nordeste, 140 projetos são de música; 70 de artes cênicas; 54 atividades culturais infantis; 26 de artes visuais; 23 oficinas de formação artística; 21 cursos de apreciação de arte; 19 de literatura; e 15 manifestações artísticas da tradição popular nordestina.

Em 2009, 192 projetos serão beneficiados com R$ 3 milhões em recursos. Entre os aprovados, 29 (15%) são de 11 municípios do Rio Grande do Norte e receberão aproximadamente R$ 450 mil

2 comentários:

  1. coé sérgio Beleza? O Lunares também está no rock cordel deste ano.

    O camaornmes aprovetia a ida e faz shows em caicó, mossoró e um extra em fortzelza tbm. Seis shows em 5 dias.

    ResponderExcluir
  2. Ok, Foca! É que recebi informações de release e não estava o nome do Lunares. Mas fica o recado e o parabéns, né? (rs)

    Abraço!

    ResponderExcluir