sábado, 2 de maio de 2009

Morre Helmut, o filósofo das ruas

Morreu hoje um dos personagens mais enigmáticos desta cidade. Helmut Cândito desafiou todas as regras da vida. Fumou e bebeu em demasia durante quase 30 anos. Era libertário como os chãos do Beco da Lama que tanto gostava. Em fevereiro o visitei no hospital da Unimed. Ele estava com câncer, mas não sabia. Nem queria saber. O amigo Abimael Silva até lembro do clássico filme Viver, de Akira Kurosawa, como vocês podem ver mais adiante. Foi a última entrevista que Helmut concedeu, publicada em O Poti de 22 de fevereiro. Ficam as lembranças de um homem, antes de tudo, livre.

O filósofo das ruas

A liberdade humana se revela na angústia diante da condenação da própria liberdade. É a condenação das escolhas e da responsabilidade opressiva perante elas. É assim que pensa o filósofo existencialista Jean-Paul Sartre. É assim que vive um dos personagens mais enigmáticos desta cidade: José Helmut Cândido, 76 anos. Claro, o livre arbítrio divino é dádiva entregue a todos. Mas Helmut escolheu diferente e talvez materialize com mais nitidez a filosofia sartreana de liberdade.

Helmut não ri à toa. Não vê motivos para festa. Não é eremita porque despreza penitência, religiosidade ou misantropia. Talvez seja pela solidão do muito saber. Escolheu a vida desregrada - se é que existe. Sartre explica. De costume fuma seis carteiras de cigarro ao dia. Bebe entre 20, 30 lapadas de cachaça ou outra bebida, até o arrebol sumir ou o dinheiro deixar. Caminha em viagens. Anda até Macaíba às vezes. Pium é matinê e roteiro definido.

Em Pium Helmut encontra a casa e os livros do amigo Abimael Silva. O Sebo Vermelho é a segunda ou primeira casa de Helmut. A outra é um quartinho próximo ao Memorial Câmara Cascudo, também na Cidade Alta. ''O que salva Helmut são as caminhadas''. Também a irmã, Ideuzuith, que controla a razoável aposentadoria de Helmut. ''A única preocupação dele é pegar os 15 reais do dia na casa da irmã. Se ela der mais ele gasta com cigarro e cachaça. Quando o cigarro acaba ele faz um brejeiro, com papel couchê de livro barato'', diz Abimael.

A vida classificada como normal, Helmut trilha há quase 50 anos. Vem de família nobre de Angicos. O tio, José Anselmo, foi diretor dos Correios nos anos 50 e empregou Helmut lá. ''Em 1962 houve a primeira bronca. Acho que foi de tanto ler. Helmut leu todos os filósofos''. A ''bronca'' relatada por Abimael foi um desvio de comportamento; atitudes agressivas, menizadas há 20 anos. Após aposentadoria forçada pelo Correio trabalhou de carteiro de Cascudo durante seis anos. Viajou muito e se isolou do mundo à sua maneira.

É comum ver Helmut embriagado pelas adjacências do Beco da Lama. Ele anota poesias e pensamentos em guardanapos e pede 2 reais por ela ou um copo de cachaça. Em bienais angaria até R$ 500. Por vezes carrega DVDs de clássicos do cinema. É outra paixão, como também a literatura ou as viagens aos interiores do estado para ver fachadas de correios. Certa feita, tomou o ônibus gratuito para idosos até o Rio de Janeiro para visitar parentes. Foi com 20 reais. Abimael conta que Helmut reclamou: ''Só tem ladrão. A cachaça que compro aqui a 50 centavos, lá é um e 50. Era só cafezinho e cigarro''. Diz Abimael que Helmut ainda chegou ao RJ com R$ 1,50.

Há 20 dias Helmut foi internado. Abimael notou a boca do amigo espumando. A irmã de Helmut disse que ele só pensa em sair do hospital e prefere desconhecer a gravidade da doença que o levou para lá. Na saída do Hospital, depois da entrevista e a despeito da negação de Helmut saber de sua efermidade, Abimael lembra do filme Viver (1952), de Akira Kurosawa. O longa conta a história de um burocrata com câncer no estômago, também sem querer saber o diagnóstico de sua doença, mas forçado a tirar o capuz de sua existência para encontrar algum significado para seus dias derradeiros.

ENTREVISTA - HELMUT CÂNDIDO

O repórter chega às 9h de uma manhã igual às outras ao Hospital da Unimed. Quarto 310. O filósofo das ruas está sentado à beira da cama. Veste bata hospitalar. Parece bem. Vê de prima Abimael e gesticula apressado para o editor entrar. Se surpreende em seguida com a presença da equipe do jornal, mas logo demonstra altivez. A vaidade de Helmut é conhecida. Ele gosta de ser fotografado, de dar entrevista, embora seja travado com as palavras que tanto conhece. Se tivesse o dom da oratória e do desprendimento, a filosofia das ruas ou dos livros sairiam pelos póros direto para este jornal.

Helmut é um baú de conhecimentos. Teria muito a ensinar. Talvez até quisesse. As respostas curtas retratam a personalidade introspecta e a consequente dificuldade em proferir suas idéias e pensamentos. É meio ranzinza, impaciente. Na entrevista a seguir, feita semana passada, Helmut recorria ao apoio irrestrito do amigo Abimael Silva para complementar alguma resposta ou tirar dúvidas. Já ao fim, quando o repórter sinalizou a precisão de voltar à redação para escrever a matéria, alguma filosofia guardada naqueles porões escuros emergiu. Serviu como braço seguro para prender a equipe mais alguns minutos e olhar a pressa da rotina jornalística pela janela.


O Poti - O senhor sempre gozou da liberdade das ruas e está há quase três semanas preso no hospital. Do que sente mais falta?
Helmut - Da rua; do movimento; do amigo Abimael.

De algum local específico das ruas que costuma andar?
Da Cidade Alta, por ali perto de Abimael.

Dos costumes bem praticados pelo senhor está a leitura, o cinema, o fumo, a bebida e as longas caminhadas. Do que sente mais falta?
A leitura. É o mais importante (e o cinema? - pergunta Abimael). Também. Minha coleção é vasta; muitos clássicos.

Qual o melhor diretor?
Difícil definir. John Ford...

E o filme?
No tempo das diligências(do mesmo John Ford). Mas não esquecer dos mais modernos; do Cinema Novo, que foi uma remoção das chanchadas, com Glauber; de Nelson Pereira.

Fale de Marlon Brando, que você tanto gosta, rapaz! - sugere Abimael.
Marlon Brando surgiu com estilo independente; com uma linguagem cênica diferente do que existia comumente em Hollywood. Ele apareceu moço, com 30 anos. Fez filme em todos os gêneros, geralmente como figura antisocial. Eram papéis que repudiavam a sociedade.

Por isso gostava tanto dele?
É

O senhor também deseja esse repúdio?
Pode anotar essa mensagem: filosofia se aprende na rua, por incrível que pareça.

Que tipo de filosofia?
A filosofia prática. A vida é prática.

A rua ensina mais que os livros?
O que se vê na rua se encontra nos livros, mas o que tem nos livros foi retirado da rua. O livro aniquila a maneira de se ver o mundo. A própria rua tem sua teoria. O alicerce do edifício é a rua.

E qual o alicerce do livro?
O existencialismo de Sartre.

Qual livro sintetiza mais o espírito da rua?
(pensa). Shakespeare é muito alto. Euclides da Cunha, não; ele era sociólogo. Pode ser Conan Doyle. Ele num extrai muito? - pergunta a Abimael.

Autor na literatura?
Dostoiévski.

Os Irmãos Karamazov ou Crime e Castigo?
O primeiro.

Algum autor local?
Alvamar Furtado (Abimael lhe deu um livro do escritor a respeito do revolucionário José da Penha, combatente da oligarquia Maranhão, morto pelos cangaceiros de Padin Ciço, no Ceará e parente de Helmut).

Entre os filósofos?
A filosofia antiga.

Pré-socráticos?
Pré e pós-socráticos.

Foram eles quem ensinaram seu modo de viver?
Pelos livros escolhi minha vida.

E que vida é essa?
Comum, mas que se sobressai à vida cotidiana.

Qual vida é comum?
Depende da compreensão.

Qual o seu lugar?
Meu canto é o mesmo desse cara aí (aponta para Abimael). Fico esperando na porta (do Sebo Vermelho) esperando ele chegar.

Sente falta do cigarro?
Quando cheguei aqui parei.

Vai continuar ao sair?
Talvez.

Qual motivo trouxe o senhor aqui?
Alguns atropelos...

Quais ensinamentos essa ''vida comum'' lhe deu?
Já viajei bastante. Conheci quase tudo do Brasil. O importante foi perceber que todo canto é a mesma coisa. (Abimael pede para ele contar as temporadas dos cabarés próximos ao Porto de Santos). A diferença é que a sociedade não se entrosa com o cabaré. Acha um antro repugnante. Cabaré é um desvio social. Eu gosto. Começa pela casa, desmembrada do seio social.

E termina aonde?
Lá mesmo. O que se precisa é de cautela, num é Abimael? (o editor sebista já havia contado ao repórter que Helmut reclamava das raparigas larápias dos cabarés das Rocas).

Fale de Francisca, empregada de Cascudo - pergunta Abimael.
Foi uma namorada que eu arrumei lá em Cascudo. Durou um mês. Era bem feita, esbelta.

As tantas caminhadas de hoje partiram daquela época de carteiro?
Ando para desopilar, tomar ar, fazer exercício.

É uma filosofia de vida?
Meu estilo de viver é normal. Só precisa ser compreendido, sem a agressão da sociedade.

Você quer dizer algo com isso?
Que nada tenho de anormal. As pessoas é que me julgam diferente.

5 comentários:

  1. A entrevista é antológica! Revela as luzes e as sombras de um personagem muito curioso.

    ResponderExcluir
  2. Morre o filosofo das ruas, levando consigo uma sabedoria introspecta, mais inegável e pura.

    Diferente, andarilho, nômade, sem regras, sábio, enigmático, amante da musica clássica, pintor, poeta, auto ditada, quanta diferença dos padrões convencionais?!
    Por motivos não esclarecidos ou não convincentes, foi diagnosticado como esquizofrênico, passando grande parte da sua vida confinado em manicômios e sedado com drogas para esse diagnóstico.
    Devido a dessa descriminação social, foi esquecido pela maioria dos familiares e percebido apenas como uma pessoa a margem das relações e do convívio familiar.
    Apesar desse sombrio carma e doloroso desprezo, sobreviveu e nos ensinou o quanto ele era amável e sabia respeitar as verdadeiras amizades. O seu código de honra, ele nunca quebrava.

    Mesmo aprisionado em um leito hospitalar, para tratamento de um Câncer que o consumia, longe das ruas, do beco da Lama, de Abimael, dos livros, da cachaça e do cigarro, ele não esboçou grosseria, irritação ou loucura em nenhum momento. Foi então que ele nos deu uma lição ímpar, de paciência e entendimento sábio: Ele conscientemente sabia , que as pessoas estavam ali por ele, para tratar dele.
    O que mais me marcou foi que, mesmo sem dizer uma só palavra sobre o tema, ele me fez perceber que vivemos numa sociedade hipócrita, egoísta,conduzida e fascinada pelo materialismo das regras ditadas por uma imprensa/mídia capitalista onde se divulga o que rende mais dinheiro.
    Durante cerca de 60 (sessenta) anos, Ele não cobrou nada de ninguém, pois talvez achasse que não merecia.
    Meu caro Tio, Helmut, quem fomos ou quem somos para te julgar?

    Perdoe-me por não ter lhe atendido melhor nas ocasiões que você me procurou com doenças na maioria às vezes simples, mais que hoje tenho a certeza que o melhor remédio seria o acolhimento, o afago, a compreensão.

    Peço Desculpa a Deus por ter lhe dado tão pouco, quando você merecia tanto.

    ResponderExcluir
  3. hi

    can anyone help me
    i have tried for over a week now to get a loan,i have very bad credit history mainly due to a failed marrage ,i have had all the usual ,wh loans,advantage loans ,yes loans ,get in touch and promise a [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] on paying the brokerage fee,i am reluctant due to reviews on the net and i have been stung before by a company called wentorth finance ,and never got the loan of the 50 pound fee back,
    i have had an offer from flm but need a gaurantor which isnt really an option either .
    i wondered if anyone had any loan companys that considered bad credit ,but loaned direct without these numerous sites with different alias but mainly did same thing pay us and we will get u loan (maybe)senario
    has anyone also heard of a company called fresh loans they have they sent me details out but the may be a charge but not always ,i suspect she didnt want to tell me there was a charge

    thanks
    Urgeleembonee

    ResponderExcluir
  4. Wanna Get HIGH? Running out of Supply? Then Check Out My Shit!
    >>>>> http://bestlegalhighsdrugs.info <<<<
    If you have questions, you can email my boy at online.mentor [at] gmail.com


    [size=1] IGNORE THIS----------------------------
    ecstasy pillls bfuo allvarius [url=http://bestlegalhighsdrugs.info] natural highs [/url] salvka divniorum methamphetamihe [url=http://buybudshoplegalherbs.info] legal herbs[/url] aalvia divunorum amanita muscaria spores [url=HTTP://BUYINGMARIJUANASALE.INFO] Purchase Cannabis Sativa [/url] salvia plant kratom united states [url=HTTP://BUYLEGALBUDSCOMREVIEWS.INFO] bud legal [/url] Is Salvia Dangerous vegetable gardening planting times [url=HTTP://CANNABISHIGH-PILLSHIGH.INFO] Ganja Effects[/url] herbal kratom Order Salvia Seed [url=HTTP://HOWTOBUYWEED-BUYINGWEED.INFO] how to purchase pot online[/url] bufi alvafius bufo alvafius [url=http://legalbud.drugreviews.info] legal bud [/url]

    amantia mudcaria amanitaa muscatia [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weed [/url] fresh kratom leaves Moms Off Meth [url=http://buysalvia.lamodalatina.com] buy salvia extract[/url] egal ubds drug test thc
    [url=http://reviewsoflegalbudscams.blogsome.com] purchase legal weeds [/url]
    marijuan where does salvia grow wild [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weeds [/url] ubfo alvsrius esctasy pilld [url=http://buysalviacheap.com] get salvia[/url] arijuana amanota musxaria
    [url=http://guaranteedheightincrease.info/]height increase[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/
    height increase - http://guaranteedheightincrease.info
    [url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis growth[/url] - http://provenpenisenlargement.info/
    proven penis lengthening - http://provenpenisenlargement.info/
    [url=http://provenskincareadvice.info/]skin care techniques[/url] - http://provenskincareadvice.info/
    skin care tips - http://provenskincareadvice.info/
    [url=http://getrichgambling.info/]get money gambling[/url] - http://getrichgambling.info/
    get riches gambling - http://getrichgambling.info/
    [url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreaks[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
    herpes outbreaks - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
    [url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]cure premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
    stop premature ejaculation - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
    [url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]used mobile phone on sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
    used mobile phones on sale - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
    [url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] international oddities reviews[/url]
    international oddities scam
    [url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]dro bud review [/url]
    buy dro buds
    [url=http://bestacnetreatmentreviews.info] best acne treatment review[/url] http://bestacnetreatmentreviews.info
    best acne treatment reviews http://bestacnetreatmentreviews.info
    [url=HTTP://LEARN-HYPNOSIS-ONLINE.INFO]learn hypnotism online[/url]
    learn hypnosis online

    ResponderExcluir
  5. Hi everybody! I do not know where to start but hope this site will be useful for me.
    Hope to receive some help from you if I will have any quesitons.
    Thanks in advance and good luck! :)

    ResponderExcluir