quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Engenheiro ambiental é contra espigões

Qual a Ponta Negra que os natalenses desejam para as gerações futuras? Essa foi a indagação que o diretor do curso de Engenharia Ambiental da UnP, professor Leonardo Tinôco, fez quando emitiu opinião sobre a questão polêmica da construção de espigões no entorno do Morro do Careca e da vila de pescadores.

O professor questiona outros pontos além da paisagem: “A área escolhida pelas construções foi muito infeliz porque interfere no cartão postal mais visitado de Natal. Deve ser feito um estudo sobre o aumento de automóveis transitando naquela localidade, o número de pessoas que irão ocupar a orla, sem falar no abastecimento de água, o esgotamento sanitário que devem ser planejados para que não haja comprometimento naquela localidade”, declarou.

Leonardo Tinôco defende um estudo ambiental mais específico e a participação efetiva da sociedade. "Existe uma ferramenta de estudo dentro do uso de Engenharia Ambiental, 'Avaliação Ambiental Estratégica', em que se permite avaliar aspectos como: uso e ocupação do solo, ambiente, sociopolítico, econômico, entre outros. Nele, é possível detectar onde vai ocorrer o desenvolvimento e quem se beneficia com este e, se houver danos, que tipos de danos e quem será prejudicado”, finalizou o Engenheiro Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário