quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Fátima Bezerra e o Crispa em Brasília

Eita, que o blogue abre espaço hoje para o poder oficial. Mas há que ceder espaço quando merece. Desta vez é à deputada Fátima Bezerra e ao diretor-presidente da Fundação José Gugu (FJG), Crispiniano Neto. Ambos estiveram ontem no Ministério da Cultura (Minc) para acertar encaminhamentos de quatro projetos de fomento à área cultural em terras de Poti. Para a realização dos projetos, o ministério vai liberar cerca de R$ 1 milhão, resultado de emendas apresentadas pela deputada.

Um dos projetos é o 1º Encontro de Bandas do RN que vai reunir 140 bandas de música do estado. O objetivo é resgatar a apreciação das bandas de música pelos potiguares. Outra ação é o projeto Oficinas-Instituto Musical Waldemar de Almeida que vai realizar 35 oficinas de música para 875 músicos e produtores musicais do Estado.

Também tem o Carreta-palco que vai garantir a circulação de expressões artísticas em todo o Estado. A carreta-palco é uma espécie de palco ambulante que vai rodar nas cidades que não dispõem de espaços culturais institucionalizados. “A idéia é levar atividades culturais para cidades que ainda não possuem um teatro sequer”, ressaltou Crispiniano. A carreta-palco será estruturada com sonorização, iluminação e cenário.

Além desses, tem o projeto Festival Agosto de Teatro que será realizado de 5 a 14 de agosto, em Natal. Para a realização do Festival, a FJG vai às cidades do interior ouvir os fazedores de teatro a fim de construir, coletivamente, o evento. Como projeto básico, está prevista a participação de 20 grupos teatrais do Estado. Durante o evento serão realizadas oficinas técnicas, como maquiagem, iluminação, entre outras. O Festival acontecerá em diferentes espaços da capital e será encerrado com um grande espetáculo.

Quanto ao empenho da deputada Fátima na realização dos projetos, vem o melhor: Crispiniano destaca que “esta será uma oportunidade de realizar alguns projetos que vínhamos tentando, mas não conseguíamos fazer só com o orçamento da Fundação. Quer dizer: o Festival Agosto de Teatro ficaria sem o apoio do Estado este ano? Imagine os projetos que não renderam mídia nem foram lá tão bem sucedidos...

Um comentário:

  1. Ontem foi visto um saci pererê montado numa burrinha de padre fazendo uma vaquejada com a mula sem cabeça, que trazia um saco de papai noel cheio de estrelas cadentes e dois cachimbos para o boitatá. Me contaram e eu acreditei. acreditar faz bem pro fígado cansado de cerveja.

    ResponderExcluir