segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Resultados da 15ª Fiart

A 15ª Feira Internacional de Artesanato aconteceu durante dez dias no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções. Encerrou domingo e contabilizou bons números em todos os aspectos de sua realização, segundo o coordenador do evento, empresário Neiwaldo Gudes.

No aspecto da visitação, os índices foram os esperados, com turistas e natalenses lotando os corredores da Fiart, numa previsão de entrada em torno de 70 mil pessoas, entre pagantes e cortesias. A satisfação dos que foram à Fiart foi medida pela Smart, instituto de pesquisa contratado pelo Sebrae, que tabulou o quesito "ótimo" em mais de 90% das pessoas consultadas.

Com relação ao artesão, Neiwaldo ressalta que eles responderam ao questionário dizendo que alcançaram sucesso com as vendas, sendo o que esperavam, revelando ainda que contatos comerciais foram mantidos, garantindo a comercialização dos seus produtos no período pós Fiart.

O volume comercializado durante o evento bateu na casa dos R$ 5 milhões, representando um significativo aporte de recursos na alta estação turística, beneficiando assim milhares de famílias que vivem direta e indiretamente da atividade no Rio Grande do Norte, Brasil e até em outros países, que por aqui também estiveram.

A programação cultural foi bastante elogiada, com um verdadeiro desfile dos melhores grupos regionais do estado. O Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas distribuiu R$ 1.880,00 reais, troféus e certificados para os primeiros lugares, ficando o grupo Xaxado da Fundação Parnamirim de Cultura em primeiro, o pastoril Dona Joaquina, da Fundação Dona Militana de São Gonçalo do Amarante em segundo e, em terceiro, a Cia. Dança Macanbiraz de Passa e Fica.

O aspecto político também deve ser ressaltado, com visitação das mais altas autoridades de todos os níveis de poder, além do ganho com a divulgação da cidade entre todas as pessoas que passaram pela Fiart, que retornaram para suas cidades, com a lembrança de terem circulado por um evento considerado de alto nível técnico e cultural.

O último fim de semana da Fiart foi marcado pelo reconhecimento cultural, com alguns artesãos ganhando o Prêmio Etevaldo Santiago, entregue pela governadora Vilma de Faria, no sábado. A classificação, em terceiro o artesão Fábio de Ojuara, de Ceará-Mirim, com a peça "Cachorro", ficando José Ivan, de Macaíba, com "Vaqueiro", em segundo e, o grande vencedor, foi o artesão Aldo Rodrigues, de Macaíba, com a peça "Santa Rita", escultura em argila.

A 16ª Feira Internacional de Artesanato já tem data reservada para o Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, de 21 a 30 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário