terça-feira, 18 de agosto de 2009

Divulgados projetos habilitados no Programa BNB

O Banco do Nordeste divulgou hoje a lista dos projetos habilitados para análise pela comissão julgadora do Programa BNB de Cultura 2010 - Parceria BNDES. A relação completa está disponível no endereço www.bnb.gov.br/cultura. Nesta edição, 243 propostas do Rio Grande do Norte passaram à última etapa, 47% a mais do que 2008, e o resultado final deve ser anunciado até o dia 30 de outubro.

No total, foram inscritas 310 iniciativas culturais do RN, um acréscimo de 54% na comparação com o ano anterior. Nos próximos dias, os proponentes que foram desabilitados por não atenderem às exigências previstas em edital receberão correspondência informando a razão da desclassificação.

No Rio Grande do Norte, 94 projetos foram selecionados para receber recursos do Programa BNB de Cultura, desde a sua criação, em 2005. As propostas escolhidas receberam mais de R$ 1,3 milhão, que contemplaram diversos municípios do estado, a maioria dos quais localizados em regiões com precário acesso aos bens culturais. Em 2008, o RN foi o estado que contou com maior número de projetos aprovados por meio do edital, selecionando um total de 29 propostas.

Agora, imagine se houvesse uma política de conscientização e facilitação da parte dos gestores públicos da cultura para regularizar a situação jurídica de tantos artistas, grupos e instituições culturais. O próprio Fernando Mineiro constatou essa dificuldade ao lançar a Lei do Patrimônio Vivo. O próprio benefício dos Pontos de Cultura estão atrasados também em decorrência de falta de documentação. É estranho que ano passado este Rio Grande tenha ingressado com o maior número de projetos aprovados. Imagine os outros estados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário