quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Entrevista - Isaura Rosado 2 (a missão)

"Crispiniano foi o único secretário que arquivou convênios"

Crispiniano Neto foi o último diretor geral da Fundação José Augusto. O cargo foi extinto com a criação da Secretaria Estadual de Cultural. A informação partiu da recém-empossada secretária de Cultura, Isaura Rosado. Quem gerenciará a entidade será a diretora administrativa Ana Neuma, em cargo antes ocupado pelo produtor cultural Fábio Lima. Ana Neuma é o braço direito de Isaura Rosado e herdará funções definidas conforme o trâmite jurídico em andamento que formulará as novas atribuições da Fundação. Isaura também comentou o projeto Seis & Meia, a exoneração de Vatenor da Pinacoteca e dos primeiros projetos, além da crítica ao cancelamento dos convênios por decisão de Crispiniano Neto - um prejuízo de R$ 7,7 milhões aos cofres da cultura estadual.

O produtor Willian Collier disse que só permanece à frente do Seis & Meia se o orçamento e o formato do projeto for reformulado. A senhora já tem posição a respeito?
Pretendemos manter, em Natal e Mossoró. Mas não tenho informação definida a respeito. Tenho admiração grande por Collier, mas não conversamos ainda.

A ainda diretora do TAM, Ivonete Albano, disse ontem neste Diário de Natal que o teatro precisa parar por cinco meses para ampla reforma, pois há risco para técnicos que trabalham lá...
A informação que tenho é que ela deixou a pauta do TAM fechada para o ano inteiro. E o estado passa por dificuldade financeira muito grande. Não sei se há recursos para a obra. Temos que esperar um pouquinho. A governadora é bastante sensível à questão. A Cidade da Criança também está parada. Faltam ser concluídas umas dez Casas de Cultura. Há débitos com a classe artística. Vamos nos organizar primeiro. E os recursos do ICMS (1%) não virão de imediato.

Ana Neuma será a nova comandante da Fundação José Augusto?
Ela será diretora administrativa; ela substitui Fábio. Não será nomeado presidente. Vamos trabalhar em conjunto, correr atrás de convênios, inclusive os que foram arquivados.

Crispiniano disse em entrevista publicada neste espaço que cancelou porque o estado não pagou a contrapartida e ele responderia pela questão.
Ele foi o único secretário que fez isso. Não é de praxe; não é usual. Não tenho conhecimento que alguém se responsabilize pelo convênio, mas pelo mau uso do recurso público. Ou seja: quem responde é quem executa mal os recursos.

Quantos e quais convênios arquivados e o valor perdido?
Foram seis convênios, totalizando R$ 7,7 milhões, referentes ao Agentes de Leitura, Modernização de Biblioteca, Pontos de Leitura e Pontos de Cultura, Encontro de Cultura Popular, e Encontro de Bandas.

Vatenor permanecerá à frente da Pinacoteca? O trabalho dele vem sendo elogiado...
Ele já foi exonerado. É um servidor zeloso com o trabalho, com suas funções; é esforçado no cumprimento dos expedientes. Pode atéser convidado para outro cargo. Mas são os cargos de confiança, né? É até saudável ao serviço público: é sangue novo para dar mais vitalidade ao trabalho.

Quem substituirá a função? Alguém mais já foi definido?
Estamos em conversa. O que posso adiantar é que iniciamos trabalho de formatação do Instituto Waldemar de Almeida, a Escola de Dança e o Núcleo de Teatro em escolas formais, com certificado de nível técnico ou superior, com diploma reconhecido pelo Conselho Estadual de Cultura. Também estudamos parceria com a UERN e em 30 dias daremos os resultados.

* Publicado hoje no Diário de Natal (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário