domingo, 16 de janeiro de 2011

Um toque a mais em Pium

Quando tomei meu primeiro gole de cerveja e Babal cantou a primeira música, senti que aquela seria mais uma noite especial. Desta vez estava na plateia. Moisés de Lima foi o responsável pela provocação. E Babal foi intimado a contar e cantar histórias, canções. E o projeto Cantando & Conversando começava com mais uma edição mágica no Zen Bar, em Pium.

Após a estreia do projeto e uma noite tão perto de Pedrinho Mendes, afirmei ter ouvido o sujeito mais musical da minha vida; de uma vida, de certo modo, até íntima da música. Pois nessa sexta passada presenciei o melhor compositor dessa terra. Sem exagero. Falo desses que rastejam por aqui: alguns excelentes, outros bons e muitos presos ao provincianismo.

Babal é poeta musical. Personaliza a interpretação das suas e outras composições com versões meio bossanovistas, com voz de menestrel, grave e com aquele ritmo cadenciado de João Gilberto. Pena Babal se expor tão pouco nos palcos natalenses. Precisamos dos velhos dinossauros: Pedrinho, Babal, Cleudo, Mirabô, Sueldo. Uns mais antigos e todos talentosos.

E se Babal prefere vozes alheias no domínio das suas composições, recebeu um presente inesperado - coisa de poeta sambista da primeira metade do século, que escrevia em guardanapo e até vendia canções em troca do sustento. Não foi exatamente o caso. Mas a história da composição Um Toque a Mais merece registro por aqui também.

A canção é título do último CD do compositor e intérprete potiguar Geraldo Carvalho. Antes de chamar Geraldo para umas canjas musicais, Babal contou que em 1983 estava na praia e escreveu uns rabiscos em um guardanapo, para uma moça chamada Baby. Entregou a ela e nunca mais a viu. Quase 20 anos depois, o "guardanapo" chega às mãos de Geraldo e ele compõe a melodia.

Por essas que se perdem e outras que ouvimos temos a dimensão da obra de Babal. Não à toa, já foi gravado por grandes nomes da nossa música. Por essas e outras, o projeto Cantando & Conversando já presta boas homenagens a esses músicos e à música potiguar. Um projeto patrocinado por pequenos comerciantes de Pium e pelo trabalho abnegado do produtor Nelson Rebouças.

Sem mais e à espera da primeira sexta-feira do próximo mês, para conferir mais uma edição do projeto, deixo vocês com a letra que um dia figurou em guardanapo de praia e hoje é sucesso na voz de Geraldo Carvalho:

UM TOQUE A MAIS

Um toque a mais
É o bastante pra ser feliz
Já desenhei o que pude
Já fiz o que quis
Teus olhos lá no céu
Caíram no jardim
Nas mãos as minhas mãos
Um começo sem fim
Nas notas nos acordes de um bolero
Sou mais um aprendiz
Dancei, dancei demais
E quase pedi bis

(Babal/Geraldo Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário