segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Poesia visual é arte visual ou literatura, ou ambos?

por Jarbas Martins
em comentário neste blog

A Poesia Visual entra nessa, meu amigo Sérgio? Por essas bandas de terra tropical, há uma tradiçao de grandes poetas visuais, entre os quais se destaca o Avelino Araújo, um mestre presente em várias antologias, de nível internacional. Não se pode esquecer Carito que se sobressai, principalmente, na ainda pouco estudada poesia infográfica. Mas poesia, como se sabe, carrega o destino de ser relegada, marginal, pobre e imortal, como diria Borges. E no entanto é a mãe de todas as artes, principalmente da pintura.

A visualidade se faz presente, com toda força criativa, na poesia maldita do baiano Gregório de Mattos Guerra. A genialidade desse poeta não se adequava aos cânones da nossa crítica, até a chegada dos meados do século passado, quando Haroldo de Campos se propôs a fazer uma revisão crítica da obra do apelidado Boca do Inferno. Até o grande crítico Antônio Cândido torceu o nariz para o barroco Gregório, que era dado também à música, e por isso pode ser considerado um prógono de Caetano Veloso. Estou certo, mestre João Batista de Morais Neto?

Daí a minha pergunta feita inicialmente: e a Poesia Visual (que está presente na letra de BATMACUMBA, de Gilberto Gil) será contemplada nesse projeto?
Que acha Serjão?

Do blogueiro: Desconheço os critérios, Jarbas. Deveria ser a primeira contemplada. Mas é interessante seu comentário. Vale reflexão o encaixe da poesia visual nas artes visuais. O Poema Processo mesclou bem isso, né? Então, a poesia visual se situa mais no campo da literatura ou da arte plástica? A poesia visual é coisa bem experimental, penso. E lembro de um texto profundo, difícil mesmo de ler, escrito por Moacy Cirne a respeito de estética, experimentalismo e semiótica. Vou ver se coloco algo a respeito por aqui mais tarde. Está no livro Biblioteca de Caicó - o título confunde e esconde a grandeza dos ensaios contidos no livro. Abraço, Jarbas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário