segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bolsa para artistas visuais

Uma das principais bolsas de artes visuais do país oferece, nesta edição, oportunidade de residência e aprimoramento a dois artistas brasileiros no Bronx Museum, em Nova York, e na Universidad Torcuato di Tella, em Buenos Aires. Faltam menos de um mês para encerrar as inscrições na Bolsa Iberê Camargo. O prazo para artistas brasileiros conquistarem duas vagas de residência em Nova York e em Buenos Aires encerram no dia 7 de fevereiro. O concurso oferece ao bolsista a passagem, um auxílio-estadia e as taxas de inscrição na instituição de ensino. As inscrições são gratuitas e feitas através do site da Fundação Iberê Camargo (www.iberecamargo.org.br). No ato de inscrição, os projetos já deverão ser pensados para a instituição escolhida. Além disso, como nas últimas edições, serão selecionados dez artistas que receberão destaque na Revista Digital do site da Fundação Iberê Camargo e um artista que participará do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre. Podem se inscrever artistas que tenham pelo menos quatro anos de produção sistemática em arte e participação comprovada em, no mínimo, três exposições individuais e/ou coletivas.

* Maiores informações e regulamento do processo seletivo podem ser encontrados no site www.iberecamargo.org.br, pelo e-mail cultural@iberecamargo.org ou pelo telefone (051) 32478000.

Um comentário:

  1. A Poesia Visual entra nessa, meu amigo Sérgio? Por essas bandas de terra tropical, há uma tradiçao de grandes poetas visuais, entre os quais se destaca o Avelino Araújo, um mestre presente em várias antologias, de nível internacional. Não se pode esquecer Carito que se sobressai, principalmente, na ainda pouco estudada poesia infográfica.Mas poesia, como se
    sabe, carrega o destino de ser relegada,marginal, pobre e imortal, como diria Borges. E no entanto é a mãe de todas as artes, principalmente da pintura.A visualidade se faz presente, com toda força criatva, na poesia maldita do baiano Gregório de Mattos Guerra.A genialidade desse poeta não se adequava aos cânones da nossa crítica, até a chegada dos meados do século passado, quando Haroldo de Campos se propôs a fazer uma revisão crítica da obra do apelidado Boca do Inferno.Até o grande crítico Antônio Cândido torceu o nariz para o barroco Gregório, que era dado também à música, e por isso pode ser considerado um prógono de Caetano Veloso.Estou certo, mestre João Batista de Morais Neto?
    Daí a minha pergunta feita inicialmente: e a Poesia Visual (que está presente na letra de BATMACUMBA, de Gilberto Gil) será contemplada nesse projeto.?
    Que acha Serjão ?

    ResponderExcluir