terça-feira, 23 de junho de 2009

Capoeirista lendário é retratado em filme

O trailler abaixo é um verdadeiro manjar dos deuses a quem é capoeirista (aos verdadeiros não cabe conjugar o verbo no passado). É apenas um aperitivo. O lançamento do longa Besouro será só em outubro, com orçamento de blockbuster: R$ 10 milhões. Roubei o link da G1.

A figura do baiano conhecido como Besouro Mangangá é quase lendária; mítica entre os capoeiristas. E por isso sempre despertou em mim, durante os oito anos de prática ininterrupta, um fascínio nunca provocado pelas duas figuras mais importantes da capoeira: os mestres Bimba e Pastinha.

A história do baiano de "corpo fechado" conhecido também como Besouro Cordão de Ouro é cercada de mitos. Sabe-se que odiava a polícia, sempre desmoralizada perante a destreza de Besouro quando tentavam fazer jus ao preconceito contra o negro reinante naquelas primeiras décadas do século 20.

Há dois anos distante da capoeira e dos amigos de academia, bateu uma saudade sem tamanho assistir este trailler, enviado pelo cumpade Diogo, lá das bandas do Sul Maravilha. O filme aproveita a “lenda” de Besouro para florear a história com alusões claras ao filme O Tigre e o Dragão.

Na matéria do G1 consta a informação de que o coreógrafo do filme é o responsável também pelas lutas de ação de Matrix e Kill Bill. Acho que a história de Besouro renderia um filme bonito, numa mescla entre a pesquisa documental e, como diz Cascudo, as histórias que a própria razão desconhece. Temo pelo excesso dos efeitos e feitura hollywoodiana.

O link a seguir transporta você à matéria do G1 e ao trailler. É só clicar AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário