terça-feira, 2 de junho de 2009

Revelando Brasis

O circuito de exibição Revelando os Brasis chega nesta quarta-feira (3) em Natal. Quatro cidades do Estado receberão a caravana do projeto, que percorre o país promovendo sessões gratuitas de cinema.

Hoje houve sessão em Tibau do Sul. Amanhã (3) a exibição será em Natal. E na quinta-feira (4) em Florânia. Na sexta (5), é a vez de Serrinha dos Pintos receber o Circuito. As sessões têm entrada gratuita e começam às 19h.

Todos os vídeos da programação do Circuito foram realizados por moradores de pequenas cidades que participaram desta terceira edição do projeto. O projeto existe desde 2004 e viabiliza a produção de filmes em cidades com até 20 mil habitantes. No Rio Grande do Norte estarão em destaque os vídeos produzidos no estado.

Nesta terceira edição, três cidades participam do projeto:

Tibau do Sul – O documentário O Jegue: Patrimônio Cultural do Nordeste, de Fernanda Dourado Moitinho, mostra que o animal está desaparecendo da cultura nordestina e a importância de preservar essa cultura, fazendo justiça ao jegue, que do arado à colheita, nos intermináveis anos de seca, transportou em seu lombo arqueado e forte o próprio Nordeste.

Florânia – A ficção O Boi do Lixo, de Odaí José Pereira da Silva, é baseada em fatos e mostra a revolta da população quando o prefeito decidiu matar o boi que fazia a coleta de lixo para alimentar as pessoas que sofriam com a seca.

Serrinha dos Pintos – O documentário Flores que Murcham, de Antonio Filho, mostra uma situação corrente no sertão potiguar, que, por ter sido formado por poucas famílias, realizam muitos casamentos entre primos. Em Serrinha dos Pintos, esse fato ocasionou uma doença genética conhecida como síndrome de Spoan.

O Circuito - O circuito de Exibição Revelando os Brasis está viajando pelo Brasil desde 14 de maio, levando sessões de cinema gratuitas para 40 municípios e 18 capitais. São três caminhões percorrendo quase 30 mil quilômetros levando cadeiras, projetores e telas de cinema para exibições em ruas e praças.

Calendário de sessões no Rio Grande do Norte

• 02/06 – Tibau do Sul – Praça Central da Praia de Pipa
• 03/06 – Natal – Espaço Cultural Jesiel Figueiredo
• 04/06 – Florânia – Espaço atrás da Igreja, Centro
• 05/06 – Serrinha dos Pintos – Praça Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário