segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Teatro Mágico na TV Trama


Depois dos Beatles, Belchior e Luiz Gonzaga, acredito eu que o Teatro Mágico esteja na minha pauta de preferências musicais, mesmo após o episódio lamentável ocorrido aqui na província quando envolveu os locais tão bons quanto dos Poetas Elétricos. Enfim, fato é que acho revolucionário o som e a proposta do Teatro Mágico, do poeta Fernando Anitelli e sua trupe.

A foto acima é minha: Fernando Anitelli sem máscara. Tirei no show deles durante a Bienal Internacional do Livro de Fortaleza. O cara passou meia hora dando autógrafos, já sem a tradicional maquiagem de clowns sempre presente nos shows. Depois, bem ao estilo CQC, acompanhei a banda no jantar numa lanchonete na belíssima orla da cidade. A matéria saiu na capa do Diário de Natal.

Bom, isso tudo para avisar aos fãs que o universo lúdico e poético dessa galera vai tomar conta da TV Trama no próximo dia 18. A companhia artística criada por Fernando Anitelli foi convidada pela equipe do programa Radiola para participar das gravações do quadro “10 Horas no Estúdio”. Os músicos terão das 10h da manhã às 20h para gravar e mixar uma música. Os fãs acompanham tudo pelo site: http://trama.uol.com.br/tvtrama/.

“O que se perde enquanto os olhos piscam!” foi a faixa escolhida para o desafio. A composição é de Anitelli em parceria com usuários do Twitter. “Eu queria construir uma experiência interativa, onde fãs pudessem dar sugestões para a música”, explica. A idéia nasceu após um depoimento dado ao MST pelos seus 25 anos, quando o artista relacionou características entre as lutas da democratização da terra e da música. Para a trupe, a gravação da música em estúdio fecha um ciclo experimental de criação colaborativa.

O Teatro Mágico está na estrada há quase cinco anos. Ao longo deste tempo, o título do primeiro álbum, O Teatro Mágico: Entrada para Raros (2003) ganhou vida própria. Hoje, a companhia leva para o palco, além da sua arte, o debate em favor da música livre. “Fã é divulgador, não é pirata” é um dos slogans da trupe, que no ano de 2008 lançou o álbum Teatro Mágico: Segundo Ato. As canções foram divulgadas previamente no TramaVirtual e quebraram os recordes até aquele momento. Em menos de 48 horas, foram mais de 600 mil downloads.

Nenhum comentário:

Postar um comentário