segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mitologias interioranas


O misticismo em torno de “causos” tornados lendas em cidades interioranas integra o hall de vertentes da tradição popular. É comum as estórias fantásticas – mitologias –repassadas entre as gerações. Mais das vezes faz parte da história cultural da cidade e estão incutidas na crença religiosa da região. É o caso da pequena Rodolfo Fernandes – cidade potiguar que beira a tromba do elefante. Moradores se valem da fé para nortear suas vidas. Só que a fé deles não se limita a Deus, Jesus e aos santos consagrados pela igreja católica. Lá, as preces se voltam especialmente para duas meninas que eles consideram santas – As Meninas das Covinhas.

A história das meninas é permeada por mistérios, fé e curas sem explicação. Mote para construção de um documentário elaborado por quatro estudantes de jornalismo da UFRN. O curta, com duração de 15 minutos, é o Trabalho de Conclusão de Curso de Túlio Dantas, Catarina Doolan e Lorena Gurgel, e será apresentado hoje, a partir das 9h30, no cinema Moviecom. “A história das Meninas das Covinhas é uma daquelas fantásticas histórias reais. Nos sentimos no dever de repassar uma narrativa tão bonita e rica”, explica Catarina Doolan. O documentário foi gravado com qualidade HD, totalmente digital.

Fé nas meninas santas
Duas crianças retirantes que morreram de fome e sede na seca de 1877: essa é a história das Meninas das Covinhas. Reza a lenda que elas foram enterradas onde hoje é a propriedade de Raimundo Honório Cavalcante Oliveira, conhecido como Bento Honório. Ele afirma ter encontrado em sua fazenda as covas nas quais as meninas foram enterradas, daí deriva o nome Meninas das Covinhas.

A história das Meninas das Covinhas se confunde com a de Bento Honório. Foi ele o responsável pela disseminação da fé nas meninas. Segundo conta, seu Bento teve uma doença grave e sem explicação médica. Ao lembrar da história das meninas santas contada por sua avó, decidiu se valer nas meninas para ser curado.

Ao ter sua prece atendida, ele paga sua promessa de construir uma igreja para elas. Até hoje, seu Bento Honório vive para cuidar da igreja feita em homenagem às Meninas das Covinhas. Ele também realiza todos os anos no dia 12 de outubro (data escolhida por ser dedicada às crianças) uma grande festa em homenagem às meninas, que atrai romeiros – desde ciganos a políticos – de várias cidades do estado e de outros estados.

Exibição do documentário Covinhas – Uma História de Fé
Onde: Moviecom. Av. Roberto Freire, Praia Shopping
Data e hora: Hoje, às 9h30

2 comentários:

  1. Não sei se foi no seu período, mas a Preá fez uma excelente matéria sobre "As meninas das Covinhas", lá de Rodlfo Fernandes.

    ResponderExcluir
  2. Acho que foi Gustavo, François. Fiz umas boas, no mesmo estilo, em Florânia e São João do Sabugi. ô tempo bom!..rs

    Rapaz, e perdão pela ausência no fim de semana. Motivos mesmos da outra vez (rs).

    Abraço, François!

    ResponderExcluir