terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A Festa do Menino Deus foi cancelada

Brigar contra Twitter é phoda. Aliás, trabalhar em jornal impresso, escrever em blog e acompanhar Twitter dá uma angústia danada. Se sabe da notícia e tenta guardar até o outro dia a espera que não vaze pelos blogs e microblogs da vida.

Soube desde cedo do cancelamento do auto A Festa do Menino Deus, promovido pelo Governo do Estado. Mas vazou hoje no Twitter. Tentei dar o furo durante a semana. Liguei para todas as entidades envolvidas. Ninguém confirmou ou atendeu o contato. Escrevi isso em minha coluna no Diário de Natal, domingo.

Hoje, fui por conta própria e na surdina até o Ginásio do Atheneu, onde ocorriam os ensaios diários para o espetáculo. Sabia que João Marcelino, diretor do auto, evitava falar do cancelamento. Fui tentar pessoalmente. Joao é um gentleman. Prefere não se envolver no que chama assuntos político-financeiros.

Colhi as informações gerais do auto. O investimento do Governo é de R$ 500 mil. Era, aliás. São mais de 150 bailarinos, atores e membros de quadrilhas estilizadas no elenco. Os figurinos estão todos prontos. O espetáculo já foi praticamente concluído em cerca de um mês de ensaio e seis meses de trabalho ininterrupto.

Quando eu estava de saída, o diretor geral da Fundação José Gugu, Crispiniano Neto chegou para dar uma satisfação à galera. O resumo é simples: faltou grana. Disse que não iria se comprometer para depois se endividar, como fez com o Seis & Meia.

Antes, conversei também com algumas bailarinas. Cheguei lá por volta das 19h e nenhuma sabia da notícia. Todas esperavam mais um dia de ensaio. A reclamação foi geral. Muitas faltaram faculdade durante o período. Outras deixaram de dar aula. E todas investiram no projeto, seja com gastos de transporte e tempo, seja pela opção em detrimento dos outros dois autos que serão promovidos em Natal até o fim do ano.

Muitos podem questionar o cancelamento como mais um desrespeito. Eu corroboro. Muito mais pelo descaso com os artistas. Alguns do quilate de João Marcelino, Racine Santos, Ivonete Albano e Wanie Rose. Uma verdadeira seleção entre nossos talentos. Mais ainda pelo trabalho dispensado.

Por outro lado, vejamos: ninguém esperava a crise financeira internacional. Essa desculpa não é balela, embora costumeira. Outro imprevisto: a parceria repentina com a prefeitura, onde o Governo investiu R$ 2 milhões no Natal em Natal - a mesma quantidade do executivo municipal. Além de patrocinar o Presente de Natal, dirigido por Diana Fontes - um dos dois autos natalinos da cidade.

Ou seja: prever todos esses acontecimentos é exercício visionário. A irresponsabilidade, ao meu ver, é tirar dinheiro da cultura para financiar clubes de futebol ou bandas chinfrins em solenidades festivas. Crispiniano afirmou que indenizará todos os participantes e tentará aproveitá-los em outros eventos promovidos pela FJG. É o mínimo.

5 comentários:

  1. Eu também acredito em mula sem cabeça,caci-pererê,papai noel e marolinha. Aqui, ó. François.

    ResponderExcluir
  2. INDIGNADA! É essa a palavra no qual uso agora, pois todos estavamos empenhados nesse trabalho que sem sombra de dúvidas teria um excelente resultado, mas é isso aí...paciência!

    ResponderExcluir
  3. Paciência nada!!!!
    Se ficarmos calados,dirigidos seremos!!!!
    Não basta toda a humilhação por todo esse contratempo ainda querem que nos calemos!?
    Se assim ficarmos,estaremos cúmplices desse absurdo,dessa atitude desonesta e cruel!
    Como se assume um comprossimo com o diretor João Marcelino e de uma hora para outra resolve cancelar todo o investimento?
    Toda uma pesquisa levantada...profissionais envolvidos...diretores,ensaiadores,costureiras,técnicos e artistas...etc...
    E não há contrato para tal acordo?É tudo verbaL?
    Ficam aqui algumas palavaras de uma leitora incoformada, de uma cidadã que luta por um desenvolvimento crítico e ativo perante tantas barbaridades e hierarquias.

    ResponderExcluir
  4. Isso é para que todos possam aprender a votar,esses políticos não veem quanto votos estam perdendo,todos os envolvidos tem família e amigos.Com certeza a resposta será nas urnas,a decadência já começou querida Vilma.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a ultima pessoa q postou. Quando me referi a paciência, me refiri ao fato que tudo isso é culpa de nós mesmos que nós deixamos levar por propagandas que fazem durante o periodo de votação...ainda não engoli isso, to com a indignação presa na garganta...como falei, o trabalho estava sendo otimo que infelizmente por culpa dos maiorais não podera ser um sucesso!Como disse o próprio João Marcelino, ainda acho que tudo é uma pegadinha =/, mas quem dera fosse realmente...saudades de todos pois apesar do pouco tempo, aprendi bastante com o belo grupo de atores e produtores!

    ResponderExcluir