terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Livro e leitura na TV

A indignação de ver desprezado um grande meio de incentivo à leitura como a TV fez com que a jornalista e escritora Alessandra Pontes Roscoe iniciasse uma campanha pública por mais livro e leitura na programação das TVs abertas. Responsável pelo blog: http://contoscantoseencantos.blogspot.com , ela já conseguiu mobilizar escritores, ilustradores, editores, livreiros, entidades ligadas ao livro, artistas e jornalistas, na tentativa de incluir a leitura também nas novelas e programas televisivos.

A ideia é aproveitar a enorme audiência da TV e seu grande poder de influenciar comportamentos para mostrar que o livro pode transformar realidades. Sugestões estão sendo recolhidas para a elaboração de um documento que será entregue à direção das emissoras e à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV - ABERT. A campanha pede espaço na TV para que pessoas apareçam lendo, falando de livros, presenteando outras pessoas com livros. Nas novelas, fazer com que personagens incluam a literatura em seus repertórios de atividades.

Em um país não-leitor como o Brasil, a força da mídia pode ser utilizada em todo o seu potencial para também formar leitores e incentivar o hábito da leitura. Desde o dia 18 de novembro a campanha tenta buscar mais apoios e reunir sugestões para o documento. Quem quiser participar pode acessar o blog http://contoscantoseencantos.blogspot.com e deixar comentários, sugestões e, claro, ajudar a divulgar a iniciativa. Alessandra Roscoe trabalhou por vários anos como repórter na TV, hoje é colaboradora de uma revista de circulação nacional e, com cinco livros publicados, dedica-se à Literatura Infanto-Juvenil. Recentemente participou do programa "Inclusão" da TV Senado, falando sobre a importância da leitura na primeira infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário