quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Preveillon da Cidade


O Beco da Lama coleciona há décadas verdadeiros amantes daquele beco metido a avenida. Profissionais liberais, artistas e boêmios de toda estirpe convergem para aqueles chãos históricos da Cidade Alta. É por lá onde encontram a liberdade sem a prisão ideológica. Ou no máximo, as ideologias debatidas sob o manto da tolerância, do diálogo. Surgem discussões ácidas, abraços, futricas e ninguém arreda o pé. E para juntar os ingredientes na mesma sopa de letrinhas neste fim de ano, um evento pretende ingressar no calendário cultural de Natal: o Preveillon da Cidade.

O cantor Iggor Dantas está entre as atrações de hoje à noite
A partir das 20h, atrações musicais e o clima de confraternização entre artistas, produtores culturais e as pessoas que fazem o Centro Histórico acontecer em seu cotidiano de comércios, cervejas e causos estarão reunidos no Bardallos Comida e Arte (Rua Gonçalves Ledo, adjacências do Beco da Lama). O evento pretende quebrar a informalidade dos encontros casuais de mesa de bar para oficializar uma reunião de pessoas amigas e unidas no propósito comum de firmar o Centro Histórico com pólo cultural, gastronômico, boêmio e comercial.

Segundo o produtor cultural Marcelo Veni, este primeiro ano do Preveillon da Cidade servirá para mostrar aos gestores do município e potenciais patrocinadores a viabilidade do evento como atração do Natal em Natal nos próximos anos. "Foi tudo em cima da hora e não houve tempo de montarmos um projeto organizado para captar patrocínio e apoio. Vamos promover o evento para mostrar que dá certo. Escolhemos o dia 30 para poder reunir a classe artística, produtores e pessoas do Beco, já que no dia seguinte há outras atrações e prioridades", explica o produtor.

Nas dependências internas do Bardallos será montado um tablado para receber as atrações musicais. Marcelo Veni explica que a intenção é no próximo ano fechar a rua para montagem de um palco e melhor estrutura para o evento. "O centro da cidade tem vários eventos e atividades culturais que acontecem nos doze meses do ano. Alguns já estão nocalendário como Festival MPBeco, Carnaval e desfile das Kengas, Gardênia's Day, Festival Gastronômico Pratodomundo, entre outros. Falta um evento que reúna as pessoas e os visitantes do dia a dia do beco e bares do Centro na véspera da virada do ano", conclui Marcelo Veni.

Atrações

As atrações musicais deste primeiro Preveillon da Cidade serão a banda Azúcar Jeans e uma das revelações musicais do ano: Iggor Dantas. A banda Azúcar Jeans tem surgido no cenário potiguar com repertório eclético e dançante. Para o Preveillon da Cidade preparou um show recheado de clássicos que marcaram época no Brasil e no mundo. Sucessos do Barão Vermelho, Paralamas, Skank, Cazuza, Djavan, Amy Whinehouse, Michael Jackson, entre outros serão interpretados pela banda que tem em sua formação os músicos Jonathas Rodrigo (contrabaixo e vocal), Diego Moura (Guitarras e vocal) e Edney Sousa (bateria).

O nome da banda vem do apreço dos integrantes pela música latina. A palavra Azúcar é um termo bastante usado pelos caribenhos. Lembra algo desejado, festa, glamour. E o jeans é uma peça comum do vestuário usado por pessoas de todo o mundo e está em todos os lugares, assim como a música. "Juntamos e assim surgiu o Azúcar Jeans", explica o vocalista Jonathas Rodrigo. A banda faz sua estreia no Centro na noite do Preveillon da Cidade.

A outra atração é o jovem Iggor Dantas - uma das revelações do Festival MPBeco 2009 e desde então figura presente em grandes eventos da cidade. Com dois anos de carreira solo, Iggor Dantas tem a base dos seus shows focado no suingue e no balanço. Black music, samba funk e reggae permeiam suas apresentações. Sucessos de artistas como Tim Maia, Sandra de Sá, Seu Jorge, Cassiano e Jorge Ben Jor serão interpretados na festa, que promete ainda a música das doces discussões becodalamenses e presença de bambas do beco e o samba tradicionalmente bem tocado dos que apreciam o lugar sem moderação.

Préveillon Da Cidade
Quem: Banda Azúcar Jeans e Iggor Dantas
Quando: Hoje, às 20h
Onde: Bardallos Comida e Arte (Rua Gonçalves Ledo, adjacências do Beco da Lama)
Senhas: R$ 5
Contato: 9175-9870

* Matéria publiada hoje no Diário de Natal

Um comentário:

  1. Meu amigo Sérgio,

    Desejo a você todas as felicidades do mundo em 2010!!! Muito sucesso nessa sua luta (que é nossa também) em prol da cultura e da arte!!!

    Lívio

    ResponderExcluir