quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ainda os reféns dos produtores

por Anderson Foca
em comentário no post Refém de produtores

Isso aí é uma visão oitentista do processo. Artista tem que fazer boa música, saber se virar sozinho, fechar seu próprio show e tomar conta do seu negócio.

Nunca vi um micro-empresário sair contratando produtor e equipe antes mesmo da demanda do negócio exigir, mas na música o cara faz dois shows num mês e já precisa de um produtor porque "não dá conta".

Quanto antes a turma acordar mais longe da inércia vai ficar. É minha opinião. No camarones não temos produtores, cada um faz sua parte no processo e a coisa tem dado certo.

Do blogueiro: Concordo com 90% do dito. Sugiro até discussão ampliada do assunto em futuros seminários, palestras. De repente, uma oficina inserida em algum evento. Acredito que muitos músicos precisam dessa visão e têm muito o que aprender. Discordo de que o Camarones não tem produtor. Tem, mesmo que informalmente. Sua visão de mercado é, segundo expressão do próprio Zé Dias, "acima da média". E mesmo que não assuma o posto, tem contatos e o know how para tal. Tomo como exemplo um Pedrinho Mendes. Tivesse ele um bom produtor ou essa bagagem descrita por você, estaria em situação bem mais confortável. Imagina se ele soubesse os caminhos do edital da Petrobras conquistado pelo Camarones! Falta iniciativa, de Pedrinho e outros mais. Reclamar é fácil (frase até clichê). Correr atrás é outra história. Seja por preguiça ou desconhecimento do assunto. É o que penso.

Réplica de Foca:
Ana Morena é mais produtora que eu no Camarones só para vc ter uma ideia. E todos temos missões a cumprir na banda fora tocar. E sim tem que tem know-how e network, mas o que impede um músico de tê-lo?

Ele tem que ficar imaculado dentro de uma bolha compondo o próximo "leãozinho"? :)

Já vi músico ganhar R$1.000,00 de cachê num show e voltar para casa sem nada porque tinha que pagar o técnico, o iluminador, o roadie, o produtor, o maquiador, a babá...

Ou seja, pagou pros outros parte do que ele mesmo poderia fazer. O que custa carregar e afinar seu instrumento se você ainda não ganha o suficiente para pagar alguém para fazer isso para você?

Produtores são importantíssimos, contato que a banda tenha demanda o suficiente e caixa sobrando para contrata-lo.

Do blogueiro 2: Esse assunto destrinchado daria boa pauta e boas palestras. E ainda bem que o know-how de vocês não é o mesmo que escrevi (rsrs).

2 comentários:

  1. Ana Morena é mais produtora que eu no Camarones só para vc ter uma ideia. E todos temos missões a cumprir na banda fora tocar. E sim tem que tem know-how e network, mas o que impede um músico de tê-lo?

    Ele tem que ficar imaculado dentro de uma bolha compondo o próximo "leãozinho"? :)

    Já vi músico ganhar R$1.000,00 de cachê num show e voltar para casa sem nada porque tinha que pagar o técnico, o iluminador, o roadie, o produtor, o maquiador, a babá...

    Ou seja, pagou pros outros parte do que ele mesmo poderia fazer. O que custa carregar e afinar seu instrumento se você ainda não ganha o suficiente para pagar alguém para fazer isso para você?

    Produtores são importantíssimos, contato que a banda tenha demanda o suficiente e caixa sobrando para contrata-lo.

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  2. Como a poesia, Serjão. não está nem aí para o mercado, vou lançando pela blogosfera meus poemas.Segue este:

    O OLHO MUDO

    implacável de sono
    e bronze
    não espera a navalha
    longitudinal
    que o seccione

    nem abarcará
    o espetáculo da manhã
    em sua paralítica
    campimetria vã

    antinarcísico
    não o verão comovido -
    sua imagem neutra
    no olho em chamas de nina rizzi

    dançar poderão de mãos dadas
    até à exaustão
    os camaradas búlgaros

    as estrelas cadentes
    e as dunas velozes
    as bodas do sol com a chuva
    jamais o despertarão

    uma lua de agosto
    com o seu manto rendado
    nunca

    nunca o protegerá.

    Jarbas Martins

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