quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Além da Vida: Crítica


Além da Vida é clichê. Seja na proposta, nos diálogos ou imagens. Ainda imaginei o gênio de Clint Eastwood vencer a mesmice da temática do Destino ou da Espiritualidade. Um filme sem emoção, sem mensagem. Um roteiro morno, até bem arquitetado e sem originalidade, com três estórias diferentes entrelaçadas nas últimas cenas do filme.

A marca da boa direção, das boas atuações (mais uma parceria com Matt Damon) e excelente produção, existe. A cena do tsunami talvez até pague o ingresso. Se vale a metáfora, imagine um edifício construído com o melhor material, com bases seguras, bem edificadas por um construtor hábil, experiente. Mas com apartamentos mal distribuídos e fachada sem nenhum arroubo vanguardista.

O longa do octagenário Eastwood nada acrescenta. Sequer uma opinião formada há. Um filme depressivo e sem emoção. Guarde sua grana, pouco mais de duas horas e uma fila para comprar ingresso e entrar no cinema do Midway, para melhor proveito. E guardemos as imagens de Gran Torino, Menina de Ouro, Sobre Meninos e Lobos ou até o último filme do diretor, Invictus. Para ficar nos últimos.

4 comentários:

  1. Rapaix... eu gostei. O tema pode não ser tão instigante para os céticos, mas a interpretação e o envolvimento dos atores principais na trama certamente são grandes pontos. É um filme diferente, apenas. =)

    ResponderExcluir
  2. Aí que tá, Amorim. Boas atuações, tudo bem. Mas o tal filme diferente, é que não vi. Achei mais do mesmo. Apenas com a direção e a marca eficiente do diretor. Mas, enfim. Como disse no twitter, poucas vezes vi um filme provocar tantas opiniões diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Isso é vero. Quem gostou, gostou 100%; quem desgostou, desgostou valendo... Acho que é questão de sensibilidade também. Não que os que não tenham aprovado sejam insensíveis, mas talvez não tenham relaxado e se entregado aos dramas pessoais "timidamente" apresentados, sem cronologia ou roteiro linear. O fim pode ter ficado piegas, mas é confortante. Sou uma pessoa sensível, Vilar! Gostei até de Avatar! rsrs... =)

    Ei, pessoal, hoje é aniversário deste moço!

    ResponderExcluir
  4. "Dei uma olhada em outras críticas por aí e percebi que muitos resenhistas não entederam na verdade o filme. Andam dizendo que é um filme espiritualista e pareciam esperar algum tipo de denouement convencional, com resposta ou “mensagem”. Já alerto para que não esperem por nenhuma dessas coisas. Não é um filme espiritualista. Achei vários adjetivos nas descrições técnicas como “suspense espiritualista”, “drama fantástico”, mas nada serve. Mostra simplesmente a perspectiva dos personagens diante de um assunto: a morte."

    http://www.amalgama.blog.br/01/2011/alem-da-vida/

    ResponderExcluir