segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Conexão Vivo divulga projetos aprovados para 2011

Release

Em Natal, Circuito Cultural da Ribeira foi aprovado

O programa Conexão Vivo divulga nesta semana seu maior número de projetos aprovados via edital. Foram 128 selecionados, de seis estados brasileiros - volume duas vezes maior que o número de ações patrocinadas esse ano.

O edital destinou-se à escolha de projetos aprovados nas Leis Estaduais de Incentivo à Cultura em diversas regiões e de diferentes perfis, de acordo com a proposta do Conexão Vivo de abranger, entre os patrocinados, os elos que compõem a cadeia produtiva e criativa da música.

Nas categorias contempladas, foram 34 projetos de Gravação de CD e DVD com shows de lançamento, 56 projetos de Circulação de shows e turnês, 17 Festivais e mostras musicais, seis projetos de Pesquisa, formação e qualificação e 24 outros projetos que vão resultar em apoio a estúdios, programas de TV e rádio, documentários e sites e portais.

Dentre os contemplados pelo Edital Conexão Vivo estão as turnês da Orquestra Imperial e Orquestra Rumpilezz, os shows das cantoras Sílvia Machete e Fernanda Takai, o Centro de Educação Musical do UAKTI em Belo Horizonte, o novo CD da banda Madame Saatan (PA), o espetáculo Alma Lírica Brasileira (SP), o Circuito Cultural da Ribeira em Natal (RN), as Noites Fora do Eixo, o Circuito de Festivais de Música da Bahia, o portal MúsicaParaense.Org e a Discoteca Pública de Minas Gerais.

Das 512 propostas inscritas, a maior parte surgiu de Minas Gerais, Bahia e Pará, com 216, 80 e 68 propostas respectivamente.

Seleção de projetos

Os projetos inscritos no edital foram analisados por duas instâncias independentes com resultados complementares: uma seleção por curadoria externa e outro grupo escolhido diretamente pela equipe de gestão do Conexão Vivo.

Os quatro curadores convidados, com vasta experiência na área cultural, foram: Décio Coutinho, gerente da unidade de Negócios e Turismo do Sebrae em Goiânia (GO) e ex-coordenador Nacional de Cultura da instrituição; Gilberto Monte, músico e diretor de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb); Cacá Machado, músico e ex-diretor de Música da Fundação Nacional das Artes (Funarte), atual diretor do Centro de Referência do Auditório Ibirapuera (SP); e Cristiano Abud, roteirista e diretor, fundador da Abuzza Filmes (BH/MG).

O conjunto de 128 projetos passa a fazer parte da plataforma do Conexão Vivo a partir de 2011, que ainda será ampliada com a chegada de novos músicos e bandas selecionados nos primeiros meses do próximo ano pelo edital artístico do programa. Com esse desenho final, o Conexão Vivo se constitui como o mais abrangente e diversificado programa musical do país. A lista completa de projetos aprovados pode ser vista no site www.conexaovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário