quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lançamentos literários


Dois lançamentos literários interessantes para os próximos dias:

O primeiro é de um dos jornalistas mais respeitados do país, Palmério Dória, e conta pela primeira vez, num livro, toda a história secreta do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney, no Maranhão, e o controle quase total, do Senado, pelo patriarca que virou presidente da República por acidente, transformou o Maranhão no quintal de sua casa e beneficiou amigos e parentes. Um livro arrasador, na mesma linha de Memórias das Trevas, que tinha o também senador Antonio Carlos Magalhães como personagem e vendeu mais de 80 mil exemplares quando foi lançado.

O segundo é mais light e complexo (entenderam?.rs). É a biografia romanceada de Kafka - pesquisada por Jeanette Rozsas durante anos para se certificar de que a fidelidade histórica não sofresse o menor arranhão. E, numa parceria equilibradíssima, aliado ao cuidado da pesquisadora, sempre esteve presente o talento da prosadora. A obra de Kafka — sua linguagem protocolar, os contos fantásticos e os romances claustrofóbicos, as cartas e os diários angustiados — marcou profundamente muitas gerações de escritores. Somente uma escritora muito apaixonada por essa obra poderia realizar este cativante romance biográfico.

Um comentário:

  1. Rapaz, excelentes dicas, boas resenhas: vou correndo agora para a próxima livraria comprar os dois! O Palmério é sempre bom e já havia dissecado parte do inferno do bigode (moro em São Luís do Maranhão e sempre que posso combato o Diabo de Bigode no meu blog) no livreto "A candidata que virou picolé", sobre a Rosengana Sarney! Abração!

    ResponderExcluir