domingo, 18 de outubro de 2009

Revista Palumbo

A nota alusiva à Revista Palumbo publicada neste domingo na minha coluna do Diário de Natal foi cortada; ficou sem sentido. Publico aqui o texto na íntegra e as demais notas. O texto principal, referente ao Natal em Natal, só por lá:

Esso – O novo Cd do músico Esso Alencar – Alma Poeta – pode escapar ao propósito de uma poesia musical aprofundada. Mas é um trabalho diferenciado. A produção é cuidadosa e os arranjos, aliado à musicalidade das letras, proporciona doces melancolias.

Cientec – A programação cultural da Cientec desta quarta-feira está imperdível. A partir das 19h, Grupo de Chorinho do Sesi, Canto Dell’Arte, o excelente Octo Voci, os internacionais do Big Bang Macaxeira Jazz e a salada sonora/poética/lingüística dos sensacionais Poetas Elétricos. Mais adjetivos a seguir.

Antônio Cândido – “Comparada às grandes, a nossa literatura é pobre e fraca. Mas é ela, e não outra que nos exprime. Se não for amada, não revelará a sua mensagem; e se não a amarmos ninguém o fará por nós. Se não lermos as obras que a compõem, ninguém as tomará do esquecimento, descaso ou incompreensão”.

Marcos Silva – Do professor da USP e potiguar Marcos Silva, acerca da análise do crítico Antônio Cândido: “Com as necessárias adaptações históricas e estéticas, esse raciocínio é também válido para o Cinema Brasileiro”. Marcos lança nesta terça-feira o livro Cenas Brasileiras. São textos analíticos do cinema brasileiro entre 1928 a 1988.

Filosofia – Crônicas de autoria do professor de filosofia Pablo Capistrano estão reunidas no livro Simples Filosofia, lançado pela Rocco esta semana, muitas publicadas neste Diário de Natal. São textos para iniciantes e iniciados na mãe das ciências sociais. Uma filosofia bem digerida sob metáforas do cotidiano. Um trabalho primoroso.

Palumbo – A coluna soltou a notícia semana passada do lançamento próximo da Revista Palumbo e muitas pessoas perguntaram a data da mais nova publicação do mercado editorial potiguar. A estimativa de um dos cinco editores é de que seja lançada na primeira quinzena de novembro.

Ginga – O desbocado escritor Xico Sá, um dos convidados confirmados do Encontro Natalense de Escritores – que a priori não vai mudar de nome nem será cancelado, conforme boatos – foi entrevistado pelo escritor Rodrigo Levino para matéria da Revista Ginga, editada pela Capitania e com lançamento previsto durante o ENE.

Tarantino – O último longa de Quentin Tarantino – Bastardos Inglórios – surtiu recordes de resenhas na província. Para resumir, comentário de Fábio Farias, da Revista Catorze, ao chegar ao cinema: “Previ, ali mesmo, que poderia ser um filme foda. Eu Errei. Foi o melhor longa-metragem que vi em muito tempo”.

4 comentários:

  1. Raissa ou François, se estão se referindo a Xico Sá, será uma entrevista à parte; a matéria institucional da revista, referente ao ENE. Na verdade, nem sei se virá em formato pingue e pongue. Talvez Levino faça texto corrido. Ele ficou de mandar hoje. Pedi umas quatro laudas. A nossa, por exemplo, ficou com oito e será a principal.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sergio:

    Arrasou no pacote de notinhas.
    Adorei todas.
    Estarei no ENE, especialmente, pra fotografar Xico Sá.
    Risadas garantidas.

    ResponderExcluir