terça-feira, 3 de novembro de 2009

Filmes sobre holocausto

Quando pensei que meu limite para assistir filmes sobre holocausto havia se esgotado, me vem um feriado e assisto dois. E o pior: bem interessantes.

O primeiro, muito mais pela emoção, apesar de bom filme. É do diretor Marc Herman. Chama-se O Menino do Pijama Listrado. Mostra os horrores do campo de concentração pela visão de um menino de oito anos. É daqueles filmes que machucam a alma.

O segundo merece destaque: Os Falsários. É equivalente ao comentado A Vida dos Outros. E também é alemão, do diretor Stefan Ruzowitzky, com excelente atuação de Karl Markovics. Nem sabia, mas venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2008.

Os Falsários evita mostrar os horrores do holocausto e provoca uma reflexão a respeito da ética muito bacana. E o melhor: não mostra a resposta ao final do filme, como de costume. Fico puto quando isso acontece: parecem querer impor uma verdade absoluta. Isso quando a explicação não é demasiado didática, o que é pior.

Se alguém ainda tem paciência para o tema, esses dois filmes são belas dicas. Lembrei agora de um que François Silvestre havia me indicado, mas esqueci o nome. Nem sei se ainda tenho em minhas anotações. Depois eu lembro...

Um comentário:

  1. Assisti "Os Falsários" ano passado, o filme é ótimo, recomendo a todos.

    ResponderExcluir